28 janeiro 2009

As Velhas Novidades de Sempre...



Não deixa de ser um título irônico, mas, ainda assim, da forma que tem de ser. Certas coisas, desde muito, permanecem inalteradas, e somente repaginam-se com o rótulo de "novidades". É assim com as "notícias" de fofoca, especialmente as do período de carnaval, onde desfila-se a torto e a direito, celebridades e suas dietas mirabolantes, para desfilarem e mostrarem seus corpos na passarela. Um verdadeiro culto à personalidade vazia e a superficialidade. É assim com o espetáculo da bizarrice, que faz apologia ao Voyerismo, o BBB e, claro, um mostruário de futuros simulacros de atores ou atrizes... Que, com certeza, roubam espaço de verdadeiros talentos, que "quase sempre" nem tem chance para os demonstrarem. É assim com a corrida - ás vezes com obstáculos, mas sempre com conchavos - pelo poder e status dos pra-lamentares, na Ilha da Fantasia. Aliás, quero deixar bem claro, uso este termo, para referir-me ao lado político-administrativo da capital federal, fora isso, e não se pode dizer o contrário, eu amo esta cidade, ao contrário de muitos; não julgo o todo da cidade, por um único prisma de visão, que o caracteriza.



Depois, vem as notícias alarmantes sobre os malefícios do Aquecimento Global, e nada de efetiva providência é tomada... Rotula-se ambientalistas, cientistas que os apoiam de Ecochatos, e em nome de uma economia desenfreada, permanece-se a destruir o próprio planeta. Enquanto isso, o homem estuda, formas de superar as adversidades e colonizar Marte, para quem sabe, um dia, destrui-lô também. Ou então, debatem o problema, apresentam soluções teóricas e transferem a responsabilidade para os jovens, com a premissa de que eles são os transformadores do futuro... O problema é, que se diz isso desde mil novecentos e lá vai bolinha, ou mesmo antes... se bobear, é algo que meu tataravô já ouvia desde sua tenrra infância... Daí se fala em volta às aulas, promoções para material escolar, mas nada de efetivo é feit para melhorar a educação... Ora, um país sem educação de qualidade, não tem muito como avançar no futuro, não forma cidadãos no sentido pleno da palavra - em vez de se considerar cidadão como sinônimo de eleitorado, como feito hoje me dia - e, só para variar um pouquinho, nada se faz de efetivo para reduzir as desigualdades socias, não falo de "dar o peixe, mas de se ensinar a pescar". Temos um presidente que fala "Si Fu..." num discurso para a nação, e ainda tem gente que não vê nada demais... Divagações a parte, como jornalista, me decepciona, muitas vezes, saber que na maior parte do tempo, as supostas novidades, são as mesmas velhas coisas de sempre.... Que há de se fazer? O mundo continua a girar... as pessoas continuam com suas vidas... Espero, ao menos, que com a posse de Obama, haja, ainda que a longo prazo, efetivas mudanças na história...

26 janeiro 2009

Apenas Blogando



Verão, férias, tempo de praia... protetor solar, relaxar sem pensar em mais nada... Pena que Janeiro está em seu fim... E as férias também... É tempo de volta as aulas, proximidade com Carnaval, políticos e similares em seus conchavos... A luta de gladiadores, na arena do poder, diretamente da Ilha da Fantasia. Nada que preste na TV Aberta - como a nova edição do Big Besteirol Brasil - reprises intermináveis na TV a Cabo... Rotina entediante; porém inevitável aos concurseiros de plantão... É só olhar para a foto, e já me bate a saudade do Rio... Se bem que o calor lá, é totalmente insuportável...

Na verdade, peço desculpas pelo tempo ausente, fiquei sem acesso a Internet e, lamento informar, que as postagens, durante um certo tempo indeterminado, serão escassas, contudo; sempre que puder, e sempre que houver um assunto relevante, procurarei, comentar, a fim de que o Espaço da Palavra; seja sempre um blogger que vale a pena de se ler. Agradeço aos leitores pela compreensão, e desejo-lhes que perseverem no hábito, prazeroso e edificante da leitura. E, no mais, deixo-lhes com a imagem, da cidade, que apesar de seu problema relativo à falta de segurança, continua linda....

08 janeiro 2009

Bolsa Chefia



O ano mal começou e os pra-lamentares já aprontam de suas estripulias, diretamente da Ilha da Fantasia... Em plena crise econômica e, período para contenção e/ou redução de gastos, os pra-lamentares da Câmara dos Deputados, aprovam na surdina, um benefício que aprova pagamento extra para cargos de chefia - entenda-se, cargos comissionados, de não concursados, ou se preferir a linguagem popular, os de QI,Quem Indica; apelidado de Bolsa- Chefia.

A questão é que o servidor em cargo de chefia já recebe um percentual extra por esta missão. Com este "presente" o mesmo servidor receberá mais um adicional. Acredita-se que tal farra aumentará em R$4 milhões o gasto mensal da Câmara com a folha de pagamento. E nem é preciso ser nenhum gênio para adivinhar em qual bolso irá pesar tamanho custo... Tal manobra, revela a excessiva e desavergonhada cara de pau dos membros do legislativo e, o seu sinal de "nem te ligo" para a moralidade e ética administrativa. E também está na contramão do que esperaria a Opinião Pública. O Incrível, é não terem aguardado o período de Carnaval, enquanto o Brasil parece não funcionar, para poderem agir na obscuridade. Apesar de que a reunião para discutir tal disparate, tenha sido feita na casa do petista - cof, cof - Arlindo Canalha, ops, Chinaglia, visando ser discreta em pleno recesso parlamentar.

Agora, o difícel é responder a pergunta que não quer calar, Quando se fará uma efetiva e eficaz Reforma Política? Quando se votarão projetos que realmente sejam de interesse público e beneficiem o país? Alguém se atreveria a arriscar uma resposta?

07 janeiro 2009

Adorável Lua




Perguntaram-me uma vez, se eu preferia o Sol ou a Lua;

Que o Sol em sua majestade imponente, me perdoe...

Mas eu prefiro a Lua;

Ícone dos românticos;

Símbolo do enigmático e misterioso...

E cercada pelo brilho da estrelas;

A Lua impõe-se; a embelezar o céu noturno;

Por vezes, timidamente; ainda que intrometida

Mostra sua face durante o dia;

Companheira "banha-se" de luz solar, para mostrar-se majestosa.

Exerce atração Fascinante...

Que o digam os poetas; E que o digam os músicos;

Bela e singela; Nova, Cheia, Crescente ou Minguante;

É caprichosa e tem suas fases

Influenciando as marés...

De seu palco, é a protagonista, acompanhada pelas coadjuvantes estrelas;

Nos cativa, dando asas à Imaginação...

E deixando-nos aproximar da sensação de Infinito...



05 janeiro 2009

Abaixo a Ditadura da Beleza



"Influenciadas pela mídia e preocupadas em corresponder aos inatingíveis padrões de beleza que são apresentados, milhares de mulheres mutilam sua auto-estima - e, muitas vezes, seus corpos - em busca da aceitação social e do desejo de se tornarem iguais às modelos que brilham nas passarelas, na TV e nas capas de revistas." Assim é a premissa do – excelente – livro: A Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres, do psiquiatra Augusto Cury. Antigamente a mulher era vista como propriedade, cujo único destino era casar-se com alguém de prestígio e posse, prestar-lhe eterna obediência e servidão; e, conceber um herdeiro, de preferência, masculino. No entanto, houve a Revolução Feminina, as mulheres conquistaram o direito ao voto, dentre outras conquistas. Ao poucos, foram adentrando o mercado de trabalho, conquistando sua independência e auto-suficiência; embora, haja discriminação, ainda hoje, no que diz respeito aos salários. Agora, pergunta-se, tudo isso para que?



Tendo em vista que a mulher deixou-se "aprisionar" dentro de sua mente, ao grande mal do século, denominado: Ditadura da Beleza. Ora, explica-se, a mulher conquistou seu espaço em várias áreas; mas, permanece "presa" à idéia de perseguir um padrão doentio – e surreal – de beleza, um ideal que desrespeita o biótipo – características genéticas – de grande parte das pessoas. Tal Ditadura impõe como padrão a ser alcançado, um biótipo que é a exceção e não a regra. A mídia e a indústria da moda bombardeam-nas com a premissa que a magreza excessiva, esquelética e doentia das modelos, é o ideal de perfeição e beleza em seu estado puro. Resultado, acaba-se ficando consolidado no inconsciente das mulheres – e até de homens – uma visão distorcida de si, e uma pressão para adequar-se a tal inatingível padrão, ou viver tentando, que acaba por mutilar a auto-estima, e o próprio corpo, muitas vezes levando essas pessoas à depressão, ou mesmo, à tentativa de suicídio. Sem contar a discriminação, ao se tratar toda e qualquer pessoa acima do peso – ainda que ligeiramente – como alguém a ser renegado.



Não se defende aqui, que seja errado, a mulher ser vaidosa, contudo, critica-se o ideal padronizado de beleza que não pretende, nem visa respeitar as diversidades. Critica-se a procura desvairada e muitas vezes infundada, de cirurgias plásticas, ou dietas "milagrosas" e prejudiciais, sem o aval de um nutricionista; visando exclusivamente, atingir algo inalcançável. Costuma-se dizer, que é preocupação com a saúde... Particularmente, discordo. Primeiro, porque as revistas de público feminino, mal começa o verão, fazem reportagens sobre a dieta ideal para que se caiba aquele biquíni minúsculo... Ou seja, implicitamente, a mensagem é, atinja o padrão surreal de beleza imposto pela mídia e arrase no biquíni da moda, fazendo inveja às gordinhas. As academias de ginásticas estão repletas de "peruas" que em vez de priorizar a saúde, ficam a competir quem tem menos gordura localizada, quem perde peso mais fácil, quem deveria estar com uma roupa de ginástica mais justa, quem não deveria... etc. Ou então, estas pessoas conversam sobre emagrecer para caber nas roupas de grife, que na maior parte das vezes, faz a numeração de seu estoque em tamanho único e de acordo com o biótipo da modelo hiper-magra da passarela. E, para consolidar esta abominável ditadura, a Grande Mídia insiste em bater na tecla da luta contra a obesidade, fazendo questão de esquecer que anorexia e bulimia, tão graves quanto, igualmente repudiáveis, caracterizam distúrbios alimentares que necessitam de cuidados e, escondendo que o "Glamour" do mundo da moda, não é tão fantástico e mágico como se pensa e se faz parecer.



Acredito que, beleza depende dos olhos de quem a vê... E que cada uma das mulheres, com seu biótipo original e não tentando ser o que não é, tendo uma boa autoestima, se cuidando – por saúde e não por estética – ostentará muito mais beleza e charme, sem nenhum esforço; do que qualquer outra que vive em função – de atingir – da estética mais que perfeita. Ora, se todas fossem iguais, qual seria a graça? Como fariam os homens na hora da sedução, se não gostassem do tipo magricela doentia? Não é a toa que se diz por aí, que quem gosta de osso é cachorro. Aliás, não posso deixar de parabenizar a excelente campanha da marca Dove, que respeitando a diversidade, usou como modelos moças de biótipos variados; aos Europeus que preocupados com os malefícios de tão vil ditadura, optaram por proibir modelos magérrimas na passarela. E, claro, não posso deixar de homenagear, as corajosas e certíssimas, mulheres de fibra do site: As Gordinhas Mais Lindas do Brasil, que se uniram para demonstrar, que estar de bem consigo mesma, independe de se aproximar do tipo imposto pelas passarelas. Desejo que neste novo ano, as pessoas se importem mais com a alma – digamos assim – das outras pessoas, com o que elas são, do que com a fugaz e supérflua preocupação exclusiva com as aparências.

Campanhas da Marca Dove, cortesia do You Tube



03 janeiro 2009

Qual a utilidade?



Ano novo, vida nova, ortografia nova... A partir do dia 1º de Janeiro passou a vigorar o Acordo Ortográfico que vai unificar a gramática dos países lusófonos - Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Mas a pergunta que não quer calar é: Qual a utilidade de tal acordo? Cai o hífen, sai o trema, incorpora-se ao nosso alfabeto as letras K, W e Y; que na linguagem oral já eram amplamente utilizadas... Então, fica a dúvida no ar, qual a necessidade da mudança? Se vai se manter o c – desnecessário – de aCtor como se diz em Portugal, se o trema sai, mas o fonema que ele dava a letra U em palavras como lingüiça permanecerá? Tira-se o hífen, dobra-se o S e o R em palavras, como ultrassom, ultrarregião – diga-se de passagem, podem me chamar de saudosista, mas horrível estas novas grafias, já estou com saudades do hífen – e há algumas alterações no uso de acento agudo e no uso de acento circunflexo. Uma das justificativas para o acordo, é possibilitar que o idioma português, assim como o espanhol, tenha uma única ortografia; ainda que seja pronunciado diferencialmente, em diversar culturas. E, também, para que o Português, a sétima língua mais falada no mundo, ganhe destaque mundial; e entre para o rol das línguas oficiais de órgãos internacionais como a Organização das Nações Unidas – ONU.



As mudanças em si, são mínimas e, certamente hão de causar confusão, num país onde a Educação não tem seu merecido e devido valor; e, também pelo fato, lastimável claro, de haver professores mal preparados, além do problema de ser uma profissão desvalorizada. Há o prazo de 4 anos, ou seja, até 2012 para que haja a adaptação. Em Portugal, o prazo para adaptação será de 6 anos. A reforma é polèmica e, mesmo entre os especialistas em linguistica não se chega a um consenso. Tanto no Brasil, quanto em Portugal. Afinal, unificar a ortografia, não garante que a linguagem oral, a que se baseia em hábitos, costumes; irá se modificar, como provavelmente não vai. Pessoalmente, concordo com os críticos de tal acordo, o importante é garantir que se entenda os textos e suas mensagens, e saber relacioná-los, independente de se escrever de forma igual ou diferente. Faço coro, aos críticos que alegam se tratar muito mais de um acordo político, do que linguístico. Além de ser, meio que imposto, tendo em vista que não foi ratificado por todos os países lusófonos, mas por quatro deles, somente. Fora o custo, para atualizar livros didáticos, que; para variar; como já é de praxe neste nosso país, vai sobrar para o contribuinte....