21 setembro 2011

Sobre Redes Sociais

Detesto a máxima: ah mas todo mundo faz...
Ou então ainda pior, dizem que ninguém faz...ou ninguém usa...
Mas quem é todo mundo? E quem é ninguém?
Bem, é que é muito chato, extremamente chato, ter de se sentir de vez em quando um et, ou alguém incomodo sempre do contra, só porque você não "reza" de acordo com a cartilha de uma maioria...
Ok, vou me explicar. Sabe-se que tem grande apreço público as ferramentas conhecidas como redes sociais. Conforme a expressão bem diz, no plural: REDES SOCIAS, várias, diversas, muitas... e qual mais palavra aqui para além da redundância que possa explicitar: Mais de uma!
Não importa se é Orkut, Twitter, Facebook, X, Y ou Z. Importa que existem várias e cada um cabe escolher a que melhor lhe convier, ou se preferir: estar em todas.... e ter, ainda que virtualmente apenas, um milhão, ou pouco mais ou menos de "amigos". A questão é: A quem cabe decidir qual a melhor? Qual a da vez? Quem é o que? Ou não é, dependendo de qual rede social for utilizada. Sinceramente? Acho que a fase empolgação com as redes sociais já passou faz tempo! Quem ainda as exalta, em grande parte, é quem gosta de bisbilhiotar fofocas da vida alheia - ok, tem gente que faz um uso mais sério ou mesmo útil, mas que é a minoria é - e ainda se tem de ficar ouvindo que você é antenado ou não, descolado ou não, massa, genial, da vez, da hora... ou seja lá qual for a gíria ou a expressão da vez; dependendo de se você tem conta no Facebook ou não? Me poupem! E me perdoem o desabafo. Nada contra quem tenha facebook. Já disse e repito: A cada um que caiba escolher a rede social que lhe convém! Mas que saco isso, de te olharem enviesado, torto, como se você fosse uma aberração, um louco, um desvairado, ou qualquer termo pejorativo que o denigra, "só" porque você optou, repito para enfatizar: OPTOU por não ter Facebook. Sinceramente? Antes mesmo dele surgir, já tinha enjoado de redes sociais e deletado o Orkut, para o qual voltei, a pedido de amigos que pasmem, nunca me deixam sequer um mísero scrap, e agora a cada modismo de nova rede social, vai-se criar um novo perfil, só para ser apenas mais um dentre todo mundo que usa a rede da vez? Sim, porque, um bando de gente após o discurso de preferir o Orkut porque tinha mais brasileiros, resolveu debandar para o Facebook, coincidentemente ou não, após o filme: A Rede Social. Pior, jogam na sua cara: Ah, não perdemos contato, você que teima e não criar perfil no Face. Ou então você vai deixar um scrap de parabéns a um amigo seu e no perfil tem os dizeres: Agora só respondo no Facebook. Caramba! Então deixe de ser preguiçoso e ao menos delete seu antigo profile Orkut, garanto que sua mão não irá cair. Porque também é um saco, seus amigos terem de criar um novo perfil para falar com você, porque você desfaz de seu perfil antigo, deixando-o existir, porém inativo como um fantasma. Nem todo mundo tem tempo e disposição para ficar horas a fio na Internet só dispensando tempo com superficialidades em determinadas redes sociais. Além disso, existe comunicação além rede social, alguns se esquecem, mas há e-mail, MSN, Skype...
Basta de desculpas esfarrapadas. Eu é que não vou ficar criando zilhões de perfis, a cada nova modinha, porque todo mundo - a maldita máxima todo mundo - mudou ou pretende mudar... Podem me rotular de Do Contra. Prefiro pensar que tenho personalidade. Rede Social, só as que já tenho e uso, como o Skoob - essa sim, de algo interessante e quase ninguém fala acerca dela - onde se troca informações sobre livros que se leu e que outros leram. Uso o dihITT, uma rede social de blogueiros para trocar links e informações. Ah, sim, e o Twitter, mas não para informar toda e qualquer bobagem sobre minha vida, como alguns erroenamente fazem, mas para divulgar as postagens dos meus 3 bloggers. Ah e o Orkut, risos só o mantenho, porque minha amiga me mostrou um joguinho que de vez em quando aproveito para passar o tempo.... Do mais, chega, basta! Já tenho atividade demais na Internet; e também meus demais afazeres da vida real, que ao meu ver, ainda é muito melhor e mais importante que as relações virtuais!

15 setembro 2011

Decifra-me Ou Te Devoro

Heheh, não sei porque, mas sempre quis dizer isso: Decifra-me ou te devoro. Talvez por ser instigante sei lá.... O que sei é que a história do Egito Antigo permanece sendo alvo de curiosidade de muitos, mesmo milênios depois. E, claro que, sendo eu fã de história - em especial, a de civilizações antigas -não posso perder, nem deixar de indicar o programa de hoje do Discovery Channell, às 21 h sobre a esfinge egípcia. Assim como no mês passado, toda quinta-feira era exibido o programa Roma Antiga Revelada - e a cada episódio, um aspecto diferente de Roma - neste mês, o programa é: Egito Revelado, também a cada episódio mostrando um aspecto diferente desta antiga e fascinante civilização. Peço desculpas por não tê-los avisado antes, mas não tive tempo.  De qualquer forma, acredito que o episódio de hoje à noite seja imperdível, afinal mesmo para quem não curte a disciplina História, de certo já ouviu falar na esfinge e seus mistérios. O documentário da Discovery com certeza irá desvendar, no mínimo, o porque dessa antiga obra ser até hoje razão de mistério e fascínio para grande parte da humanidade. E já respondendo possíveis dúvidas, risos, não ganho comissão da Discovery, mas gosto muito de seus bem feitos documentários e, em meio a programas de qualidade duvidosa na televisão, é sempre  bom indicar as boas opcões. Assistam e aproveitem: hoje à noite, às 21h no canal 51 para quem tem NET. Este blog indica.

12 setembro 2011

Mulheres de Areia

Atenção noveleiros de plantão e que tenham tempo disponível para esse passatempo, finalmente a rede globo voltou a escolher bem as novelas a serem reprisadas no programa Vale a Pena Ver de Novo. Depois de péssimas escolhas no ano de 2009 e de baixas audiências para o horário, a globo recuperou o ibope dessa faixa de horário com a reprise do sucesso O Clone e, agora pretende manter ou mesmo aumentá-lo reprisando a partir de hoje, no mesmo bat-horário, o remake de sucesso, Mulheres de Areia, exibido anteriormente entre 1 de fevereiro e 25 de setembro de 1993 às 18h. Quem não se lembra das gêmeas Ruth e Raquel interpretadas com maestria pela excelente atriz Glória Pires? E o memorável Tonho da Lua, também magistralmente interpretado pelo ator Marcos Frota? E a ovelha negra carismática e inesquecível da atriz Viviane Pasmanter a atazanar a vida de seu pai? O empresário malvado interpretado pelo saudoso ator Raul Cortez. Mas enfim, para quem pode ter o hábito de ver TV no período vespertino; e para quem sabe que novelas boas eram as de antigamente, não percam esta reprise de uma das melhores novelas da Globo. Da época que ainda dava gosto acompanhar uma novela, se emocionar com ela. Hoje em dia, basta se ver a primeira semana e ler as notícias que se entende tudo, ou então ver uma vez ou outra e entender tudo, de tão previsíveis e repetitivas que estão as de atual exibição. Isso, quando não são apenas mais do mesmo, quando não repetem às 19h e às 21h o mesmo enredo: o do filho ingrato que despreza a mãe pobre. Mulheres de Areia, um grande sucesso. Este blog indica.


06 setembro 2011

Cara de Pau é Apelido!

Nos últimos dias evitei ao máximo falar de política. Primeiro, porque quase sempre, é mais do mesmo. O cenário político e seus agentes parecem rezar pela mesma cartilha, desmandos, fraudes, falta de decoro e as mesmas desculpas esfarrapadas e deveras cínicas de sempre. Aliás, tá chegando o feriado de independência e, pergunta-se o que se tem de fato para comemorar. Vemos cada vez mais, desculpas esfarrapadas para um habitual cinismo que nem se faz mais a questão de disfarçar. Justifica-se o indecoroso ato de absolvição da deputada Jaqueline Roriz, alegando que o ato criminoso teria sido cometido antes do mandato parlamentar. Ora, já pensou se resolvessem abrir a jurisprudência: Todo ato criminoso cometido antes de se assumir um cargo público ou mesmo um cargo numa empresa privada, de nada importa. Seria como se a pessoa se dividisse em duas diferentes, era uma antes de assumir a responsabilidade de um cargo político e, após assumi-lô, repentinamente virasse outra pessoa totalmente diferente da anterior. Ao menos foi essa desculpa esdrúxula que nos enfiaram goela abaixo, confirmando mais uma vez que as casas do Congresso Nacional funcionam como produtoras de pizzas indigestas. Daqui a pouco, vão trocar os substantivos deputados, senadores ou parlamentares, para pizzaoilos. Melhor não, há vários pizzaoilos honestos e que nos apetecem com suas deliciosas pizzas que não merecem tal depreciação, a de serem - ainda que de brincadeira - comparados a um bando de seres sem noção que respiram e ansiam cada vez mais às benesses e insistem em nos colocar nariz de palhaço. Até quando, cidadãos de bem, iremos tolerar tamanha provocação?  Espera-se que um dia, ainda se poça comemorar, com gosto, um 7 de setembro, realmente feliz, com um país independente de parasitas corruptos que só pensam em seus bolsos. Por falar nisso, cuidado, a próxima falcatrua é tentar nos enfiar goela abaixo, a volta da famigerada CPMF - Contribuição por movimentação financeira - que supostamente era para arrecadar fundos para a área de saúde.  Em vez de se regular a emenda constitucional número 29, que trata do assunto, querem arranjar mil desculpas para "ressuscitar" este imposto, embora com algum outro nome, e aumentar ainda mais a já onerosa carga tributária brasileira. O problema real é que, não é a falta de recursos, o autêntico problema da saúde, mas sim, a péssima gestão dos recursos já arrecadados, os desvios de dinheiro devido à corrupção... Fiquemos atentos, para não termos mais uma vez, de pagar pela roubalheira alheia.