31 janeiro 2013

The Mentalist / The Red Barn

Review: S05E13

Revelações Bombásticas!

Oh my God, fodástica essa quinta temporada. E em The Red Barn não poderia ser diferente. Inicialmente, temos momentos divertidos como a festa surpresa que Wayne e equipe prepararam para agente Lisbon e a mesma tendo que lidar com um stripper inconveniente.  E depois vieram as revelações bombásticas...
Num caso que, a priori, poderia facilmente ser encarado como mais um caso da semana, acaba sendo o responsável por descobertas inesperadas.

Bom, tudo começa quando Jane e Risgby vão verificar um chamado e descobrem ossadas de três corpos, os quais ali estão há 25 anos. Porém as coisas começam a esquentar quando Jane descobre a carinha sorridente - geralmente escrita em sangue da vítima - cuja função é ser a marca registrada do lendário Red John. E daí para frente, segue-se rumo a novas e interessantes descobertas, capazes de deixar o espectador de queixo caído. A começar pelo fato de que as três vítimas eram membros da Visualize, a seita liderada Bret Stiles, que várias vezes, cruzara o caminho do mentalista e da equipe do CBI.

Mediante investigação, descobre-se que a Visualize pretendia expandir os negócios - para além do papo manipulativo de autoajuda - investindo em agricultura, visando formar um império agrícola.  E que em 1988 era dona da fazenda Elliston comandada pelos três mortos: Bradovich, Talbot e Charney. Cooper - membro da seita que incluso já tentou depor Bret Stilles - informa a Jane e Lisbon que em meados de Julho de 88, a seita não teve mais informações sobre os três. Aliando o trabalho de fuçar, que a investigação permite, mais as habilidades peculiares de Jane,  o porquê e quem é o responsável por uma das três mortes, nos é revelado. A srta Preston, filha de uma senhora com Alzheimer matara Bradovich em defesa de sua mãe que o repreendera por maltratos a animais. Ao confessar, ela narra que quando ela e mãe foram esconder o corpo, haviam encontrado os outros dois, além de ter sentido a sensação de que "alguém" as vigiava.


E eis a revelação bombástica, os outros dois corpos eram vítimas do que então mais para frente, seria o temível serial killer Red John. Mais ainda, em sua juventude, ele teria sido um dos membros da Visualize. Este crime foi cometido uns 10 anos antes do crime o qual ficou conhecido como sendo oficialmente de RJ. Além disso, o comportamento misterioso de Jane, de não deixar Lisbon ver o que ele fazia em seu esconderijo, nos é revelado, o mentalista fazia um mural com a retrospectiva de todos os passos do famoso serial, com fotos das vítimas e um mapa, provavelmente, traçando o perfil geográfico do assassino.

Como se não bastasse, ele diz ter se lembrado das 2.164 pessoas que já o cumprimentaram apertando-lhe a mão - ok, exagero da série, mesmo para um personagem que é mostrado como um gênio - desde a morte de sua família e que já havia descartado quem não poderia ser RJ, restando apenas 408 nomes. E a informação de que em 1988 Red John esteve na fazenda Elliston, permitiria descartar mais nomes desta lista de suspeitos. Apesar de sua parceria e cumplicidade com Lisbon, Patrick recusa-se a dizer algum destes nomes? O que isso indicaria? Outro ponto importante, Ray aparece como um velho amigo cujo intuito é oferecer uma nova oportunidade de trabalho para Lisbon. Esta se recusa for fidelidade a Jane, porém descobre que Ray sabia de todas as informações sobre o caso em questão, além de ser mais um membro da Visualize. Aí tem...

Pena somente, que não tivemos a presença do próprio Bret Stiles, brindando-nos com sua inteligência e astúcia tão sagazes quanto as de Patrick Jane e assim, seus diálogos e embates impagáveis. E obviamente, que a Visualize vai se recusar a ajudar, fornecendo a lista de seus membros de 1988, ou de qualquer outra forma. Seja quais forem os mistérios a serem respondidos, infelizmente, teremos um maldito hiatus, e episódio inédito só lá para o dia 17 de fevereiro.  Até lá, resta-nos especular sobre os prováveis nomes da lista, assim como torcer para que tenha um ou dois episódios focados na investigação de tal lista. Haja ansiedade e expectativa para assistir os ótimos enredos com o qual nos brinda a season 5.

29 janeiro 2013

The Vampire Diaries/ Catch Me If You Can

Review: S04E11

Nossa o que falar desse episódio? Tenso, conflitante, emocionante... E de embates de estratégias cujo resultado leva a uma única constatação:  o cerco se fecha! Klaus, como sempre, acaba conseguindo o que quer, nem que seja na marra. Jeremy o enfrenta, dizendo não poder ser hipnotizado por ele, e se recusando a matar os recém transformados em vampiros. Entretanto, para evitar que Matt se machuque, Jeremy acaba sem escolha. E num clima nada ameno Damon o ajuda nessa empreitada.

Mas eis que os Originais - que repito, tão se prolongando na série  - não vão deixar barato até conseguirem o que querem. Rebekah e Stefan estão atrás da cura, à procura de uma lápide, que permita despertar o tal Silas. E Kol, dá o ar da graça, dando todo o clima de tensão e apreensão que Catch Me If You Can acaba por provocar no espectador. Confesso, nunca gostei dele, e nem como ele trata o Damon, mas aqui, ao menos demonstrou que esperteza não é característica apenas de Klaus. Ele frustra os planos do egocêntrico irmão, e não se dando por satisfeito, hipnotiza Damon para que este mate Jeremy.

Outro destaque: o anteriormente vampiro-Alfa de Supernatural fez a chatinha da Bonnie botar a cabeça pra funcionar e, enfim constatar que o professor Shane não é tão bonzinho e confiável como se pensa...
Ele é preso pela xerife Forbes e o pai de Bonnie, devido a denúncia feita por April. Aliás, essa marionete continua fazendo tudo o que a mestre Rebekah mandar... 
Bonnie tenta descobrir o porquê de tudo isso, mas acaba descobrindo que Shane induziu o pastor Young a explodir a casa com ele e os demais membros do conselho. Não sei se Shane é um psicopata, um maluco ou apenas cínico, mas tal feito para ele, não seria um massacre, mas apenas um mero ritual..
Resultado: Bonnie nutrindo uma imensa raiva, demonstra descontrole de seus poderes e, porque não? Quem sabe uma Bad-Bonnie esteja ainda por vir? Seria um upgrade interessante e quem sabe assim a personagem fosse menos irritante e chatinha?

Elena consegue perceber algo errado com Damon, que embora tenha consciência de estar hipnotizado, não consegue se segurar e por pouco, duas vezes, não dá cabo de Jeremy. A moça pede ajuda a Stefan e descobre que ele anda de conluio com a vamp-barbie original. Aí, não escondendo o prazer, Stefan acaba aparecendo para "ajudar" ao irmão, deleitando-se ao quebrar seu pescoço e depois trancá-lo e sangrá-lo. Bom, independente de qual shipper eu torça, detestaria ver uma inimizade entre irmãos por aí...Porém é inegável o prazer de Stefan ao dar o troco. 

Ah, e ele ainda resolveu ter uma espécie de aliança - não combinaria chamar de amizade - com benefícios, rs, com Rebekah. A loira, preocupando-se com a cura e não com Damon, tenta impalar Kol, proporcionando-nos um diálogo interessante. Kol pretende impedir a todo custo o despertar de Silas e acredita que a tal cura tá destruindo a sua família. Rebekah constata o óbvio: A família Mikaelson já fora destruída, de todas as formas, séculos antes. E finalmente ela não sucumbe ao "carisma" de Klaus, caindo de novo em sua lábia.

O vampiro Alfa - pai da Bonnie - ao mesmo tempo que descreve Shane direitinho como alguém esperto e hábil, carismático e manipulador, meio que se está deixando levar por ele, quando este diz ser o único capaz de ajudar Bonnie a controlar-se. Tem mais, diz que ela é como uma bomba relógio, sem a real noção de todo o seu poder. Ao que tudo indica, esse plot ainda vai render surpresas e reviravoltas. Klaus tenta ter a "guarda" de Jeremy a fim de "protegê-lo"; melhor dizendo, seus interesses mas acaba rogando praga quando Elena e Jeremy se recusam. E, para mostrar mais uma vez, que Elena vampira é muito mais cool e madura, do que antes, propõe ao irmão uma nova estratégia para inverter o jogo: Matar Kol e assim, todos os de sua linhagem....

Segura aí tamanha ansiedade com os rumos que a história vem a tomar...
E detalhe, que o desfecho da tal suposta cura, seja digno de TVD e não decepcione, porque, sinceramente? 
Sei que nos livros, no quais a série se baseia, também tem isso, todavía, vampirismo ter cura, como se fosse uma mera doença? É meio que forçar a barra né não? Fora que a Elena voltar a ser aquela boba indecisa e chatonilda de antes? Ninguém merece!

American Horror Story/ Madness End (Season Finale)

Review: S02E13

Minhas preces foram atendidas e a season finale de American Horror Story não foi decepcionante como a da primeira temporada. E as estrelas foram sem dúvida: Jéssica Lange e Sara Paulson, Irmã Jude e Lana Winters, respectivamente. A primeira deu show como uma personagem que foi de vilã a vítima, mas que independente disso, sempre teve o carisma do público. E a segunda interpretou uma "mocinha" bastante verossímel, tendo também suas falhas, contudo é um exemplo de coragem, determinação e literalmente vontade de viver.

O episódio inicia-se nos tempos atuais, onde Johny o filho de Lana e dr Thredson, passeia em meio aos escombros de Briarcliff, ouvindo um audiolivro em que sua mãe conta o suplício vivido naquele lugar. Assim nos é revelado o exato momento no qual Johny se transforma no atual Bloody Face. O que ocorre quando ele mata o casal em busca de bizarra aventura, logo ao início da temporada. Depois, volta-se no tempo e enquanto Lana concede uma entrevista sobre sua carreira e passado, nos vai sendo apresentadas as demais peças que fecham essa quebra-cabeças. 

Lana então conta sobre quando, finalmente, fechou Briarcliff. Aqui, demonstrando um certo quê de remorso, pela promessa não cumprida no episódio anterior, ela conta uma versão heróica em que teria salvo a irmã Jude, revelando que tal nunca aconteceu. A narrativa segue e, eis a surpresa, Kit Walker fora o responsável por ajudar a irmã, mantida lá com outro nome, de modo a ser esquecida. Justiça seja feita, Evan Peters é um dos excelente atores da nova geração e foram emocionantes os momentos em que ele e seus dois filhos, Julia e Thomas conviveram com a irmã Jude. Além de demonstrar que a compaixão e o perdão, vem de onde menos se espera. Destaque também para a cena em que, certa de já ter vivido tudo o que tinha para ser vivido, Jude se despede das crianças, de Kit e entrega-se ao beijo da anjo da morte.

Por outro lado, durante toda a entrevista de Lana é perceptível seu ar de infelicidade, apesar do sucesso na carreira. E apesar de ter encontrado um novo amor, Marian. "Escondido" entre os membros da equipe de jornalismo, Johny prepara-se para confrontar a mãe que o abandonara. Surpreendentemente, vemos que em determinado momento de sua vida, Lana chegou a ter curiosidade sobre como estaria seu filho. Certa vez, quando menino, ela observou-o de longe e até chegou a defendê-lo de outros que dele caçoavam. Aliás, tal revelação surge ao apontar as mentiras desvendadas e ao alegar que sua fama se construiu sob uma mentira.

Há de se destacar o desfecho do cretino-mor, o cardeal Howard. Com os podres revelados por Lana, revelou-se também outros ainda piores, como os ossos enterrados, frutos das experiências bizarras com humanos da parte do dr Arden, e o acobertamento do então monsenhor Timothy. Lana encurralou-o, colocando diante de câmaras de TV e o confrontando ao vivo. Assim como político gosta de fazer, o cardeal se esquivou das perguntas e tentou negar, mas a culpa o corroeu por dentro e acabou levando-o ao suicídio. E depois, quem diria, a história se repete. Digo isso porque, ao final da entrevista, quando Lana fica a sós com Johny, revela saber quem ele é. Johny diz a ela o porquê de sua loucura, ele teria ouvido uma fita na qual Lana revela que jamais poderia amar o bebê que esperava e que o mataria de modo a afrontar o dr Thredson.

Contudo, num misto de forte instinto de sobrevivência, com esperteza e inteligência, Lana utiliza-se de psicologia reversa e, fingindo ter pena e compaixão de Johny, o desarma e acaba por dar fim nele, da mesma forma que fez com o pai dele. Por isso, digo que a história se repete...
Ao final, num flashback, temos a cena em que Jude e Lana se conheceram. Na qual Lana era apenas uma jornalista aspirante à fama, que entrava em Briarcliff, querendo contar uma grande história. Irmã Jude, nos seus tempos de vilania, como uma filósofa, a adverte que deve-se ter cuidado ao encarar o mal de frente, pois o mal a olhará de volta! Ou seja, Lana acabou conseguindo o que tanto queria, mas não sem pagar um alto preço por isso!

Apesar de alguns happy ends, não considero que o final tenha sido clichê, afinal também tiveram desfechos tristes. No conjunto da obra, o desfecho foi satisfatório e apenas comprova o que já era sabido pelos fãs, que a segunda temporada samba de lavada, na primeira. Agora, ponto negativo: o plot dos Aliens. Só esclarecendo que sou fã desci-fi e que nada tenho contra o tema, afinal minha série predileta é Arquivo-X. Infelizmente, é impossível discordar de outros fãs, cujas críticas alegam que ficou sem explicação plausível e em conformidade com os demais temas abordados da série. Apesar disso, a série foi excelente e aposto como todos seus fãs já contam o tempo para a estreia da terceira temporada.

22 janeiro 2013

The Vampire Diaries / After School Special


Review: S04E10

Valeu a pena esperar o período de hiatus para assistir TVD. Enfim foi dito a declaração mais esperada de todos os tempos por grande parte dos fãs - (Sorry Stelenas). Depois de uma longa espera de três temporadas e muitos obstáculos, finalmente Delenas podem comemorar e deleitar-se com tal feito. Mas como nem só de shippers se faz uma série, vamos aos comentários. Ah, sim, aproveito e peço desculpas se for um tanto quanto parcial, mas TVD é, talvez, a série em que mais tenho dificuldades de ser imparcial...rs.

Inicialmente, o episódio foi um pouco tedioso... Sinceramente, acho que o plot dos Originais já rendeu tudo o que tinha que dar e não tá empolgando muito. Que o diga, a Rebekah ter retornado de mais um tempo empalada e continuar sendo uma carente mimada, criando joguinhos em vez de aceitar e encarar que ela não tem o que se pode exatamente chamar de laços de família. Pior, a lesada da April - que ainda não mostrou a que veio - ajudá-la, indo contra os amigos de uma vida toda, só para ajudar uma vampira original recalcada. Ou teria sido também hipnotizada? Isso não ficou muito claro.

Rebekah arma de forma a reunir Stefan, Caroline e Elena, numa espécie de jogo de Verdade ou Desafio no intuito de arrancar informações sobre a suposta cura.  O que já eram suspeitas, confirmou-se ao ser revelado que o dúbio professor Shane apenas tem interesse em Silas, o imortal da lenda que havia contado. Damon e Matt auxiliam Jeremy em seu treinamento como caça-vampiros. Tyler tem de lidar com o luto pela morte de sua mãe e o pai de Bonnie torna-se o novo prefeito de Mystic Falls, porém é um tanto quanto óbvio que suas reais intenções tem a ver com as missões do conselho.

Vamos aos destaques: sob hipnose e não podendo dizer nada mais que a verdade, Elena diz ter dormido com Damon pelo fato de estar apaixonada, independente de ligação, e que sentia-se vista por Stefan como um brinquedo quebrado, além de fazê-lo infeliz. Kol reaparece e ajuda Rebekah a extrair informações de Shane, via tortura, já que o mesmo é imune à hipnose. E aqui, vemos um pouco do tal feitiço denominado Expressão, que Sane ensinara a Bonnie, o qual consiste em magia negra. Ao tentar ajudar Shane, de alguma forma Bonnie transfere o que ele sente para April. Outra revelação que mais para frente, pode se revelar importante: Kol demonstra-nos que Silas inflige medo aos originais, apesar de sua irmã ignorá-lo como mera lenda.

Klaus aparece no treinamento e diz a Damon que o jeito dele de ajudar Jeremy não está surtindo efeito para se chegar à cura. E seja lá o que tenha dito, vê-se que acabou convencendo Damon. Stefan propõe união a Rebekah na procura pela busca e porque ambos não têm mais nada. E April, diz a xerife Forbes e ao pai de Bonnie, que o professor Shane é o responsável pela explosão que causara a morte dos membros do Conselho, além de ser perigoso. Ah sim, destaque também para a cena em que Tyler teve autocontrole suficiente para não seguir as ordens de Rebekah e dar cabo dos  três vampiros. Sem se dedicar às fofocas e sendo companheira de Tyler, temos outro momento shipper fofo.

Bom, After School Special entrará na lista dos episódios top, porque vai dar novo rumo aos personagens. No mais, é difícil para uma Delena, não ser um tanto quanto parcial ao comentá-lo...
E que venham as novas surpresas e rumos dessa série que tanto amamos!
E vocês que acharam?

Comentários? Críticas? Sugestões?

21 janeiro 2013

American Horror Story / Continuum

Review: S02E12


Enganou-se quem pensava que AHS não teria  nada para mostrar em mais dois episódios... E em Continuum Ryan Murphy nos dá a mostra que surpreender é seu lema. E de súbito, já se causa tal reação ao mostrar Kit bem a vontade, sujo de sangue e segurando um machado. A partir daí, constata-se que o plot de aliens se não foi devidamente explicado, ao menos teve um desfecho e infelizes consequências. Grace, tentando entender o que passara, tornou-se meio obcecada com o tema abdução, gerando incomodo e raiva em Alma. E para contrariar a felicidade mostrada na foto de família - com Kit suas duas esposas e filhos - num ato de extrema covardia, a primeira esposa, Alma, mata Grace a machadadas. Além de acabar indo parar em Briarcliff.

O que ninguém esperava, é que Lana, a jornalista feita prisioneira em Briarcliff, por ousar ter enfrentado a irmã Jude, e que passara pelo pão que o diabo amassou, deixasse a fama subir a cabeça e acabasse se esquecendo de sua promessa de destruir e acabar com o lugar onde tanto sofreu. Com certeza, foi o que houve de mais surpreendente no episódio, uma vez que a personagem inspirava simpatia no público que se sensibilizava com o seu sofrimento e ficava tenso sempre que Lana tentava se livrar de seu calvário e acabava se dando mal. Esquecendo-se de sua promessa, ela escreveu um livro cheio de meias verdades e invencionices para valorizá-lo no mercado literário. Lana chega a demonstrar certo remorso e culpa, nada que as "glórias" e aplausos dos holofotes não a façam esquecer.

A história de ambos os personagens volta a se cruzar quando Kit vai solicitar um autógrafo e, indignado cobra de Lana a sua promessa. Sem nem um pingo de vergonha, a moça diz que fez o que pode, mas que havia seguido em frente. E nem a revelação de que a irmã Jude ainda estaria viva, faz Lana sentir-se envergonhada por trair seus ideais de justiça. A pobre irmã Jude, mais uma vez, deixou-se enganar pelo vaidoso e sem escrúpulos monsenhor, indiferente aos malfeitos e martírios praticados em Briarcliff, já que seria promovido a cardeal e só se importa com seu ego. Naturalmente, irmã Jude fica entregue a própria sorte, e como não poderia ser diferente, acaba por enlouquecer naquele fatídico lugar. Ela cismara que as parceiras de quarto, eram a anjo da morte a persegui-la.

Jessica Lange é show de interpretação. Inicialmente uma vilã e depois uma vítima das circunstâncias, ela dá em tom certo todos os nuances da personagem. Aposto como todo bom fã de AHS torce para que a personagem ainda tenha a sua reviravolta, que lhe seja feita justiça. Três personagens morrem: Grace, Alma e Pepper. Nos tempos atuais, o filho de Lana e dr Thredson está obcecado em encontrar a mãe que nunca o quis e amou, de forma a completar o trabalho de seu lunático e sanguinário pai. Será que roteiristas intencionam associar atos insanos e instinto assassino aos genes? Ou a um complexo de abandono? O rapaz vai atrás de um livro autografado por Lana, e confessa querer matá-la. O que a season finale nos reserva de surpresas? Quais serão as últimas peças deste instigante quebra-cabeças? Espero que o final seja ainda mais surpreendente, que AHS feche com chave de ouro e que a já confirmada terceira temporada seja ainda melhor que a atual. E que venha a season finale!

18 janeiro 2013

Supernatural / Torn And Frayed

Review: S08E10

Retorno Triufante!

Revelações, animosidades, discussões e algumas surpresas... eis os ingredientes de um tão aguardado retorno póshelliatus de Supernatural. E aproveito e digo logo, resolveu o que ficou em aberto no episódio anterior e deu mais um gás na trama central que ainda está a se desenvolver. A épica batalha anjos X demônios vai vir com tudo, na season 8 e não se pode negar que Jeremy Carver, o novo showrunner soube dar um novo gás e clímax a tal batalha. 

Inicialmente, temos animosidades entre irmãos, com cada um dizendo ao outro o que tem entalado na garganta. Ambos se desentenderam quanto a Benny, o suposto bom vampiro que acabara matando Martin, o caçador que se juntara a Sam para matá-lo. Além disso, Sam estava zangado por Dean ter se passado por Amélia para distraí-lo de tal intento. Ah, sim, nesse aspecto serei curta... É sabido que há tempos, Sam Winchester deseja uma vida mais feliz e normal, e torço, para que um dia, ele consiga isso, mas não há química entre ele e Amélia. Eles se amam, mas não tendem a ficar juntos. E essa parte, em si, não empolga.

Contudo, divergências à parte, Castiel reaparece repentinamente e precisa de ajuda para libertar o anjo Samandriel, capturado por Crowley e que está sendo torturado. E acerca desse plot, temos algumas revelações... Samandriel, consegue ligar a "rádio angelical" e pedir ajuda. Naomi, a mulher misteriosa cujo feito foi ter libertado Cass do purgatório, ordenou-o salvar o anjo torturado, sem dizer o real motivo a ninguém. Cass pede ajuda a Dean. E aqui, nos é revelado que os anjos são como discos programados, os quais têm todas as informações acerca do que devem e podem fazer. Ah, e cada ato de tortura sofrido, ao manifestar dor, haveria manifestações anômalas no ambiente. 

Pobre Cass, estava por aí ajudando a quem possa precisar, buscando redenção, e agora está numa missão que nem ele sabe ao certo o porquê. Ainda assim encontra tempo para dar uma senhora chamada de atenção nos Winchester de modo que eles parem de asneiras e voltem a trabalhar juntos. Também vemos Kevin, e que ele está longe de conseguir traduzir a parte da tábua que possui. Na missão de resgate de Samandriel, Sam e Dean, ainda que meio contrariados, trabalham juntos de forma a anular os símbolos que afastam anjos e permitir a entrada de Cass.

Além das tensas cenas de tortura, vemos Crowley descobrindo informações preciosas, como que além da tábua sobre demônios, há também a tábua sobre anjos. Assim como pode-se perceber Castiel tendo uns vislumbres de memória em que nos é revelado que ele tem sofrido uma espécie de lobotomia. Em conjunto, os protagonistas e Cass salvam um extremamente ferido Samandriel e eis que surge a outra revelação: Friamente, Naomi manda que Cass o mate por traição e engane os irmãos dizendo ter sido em legítima defesa. Astutos que são, os irmãos percebem que, no fundo, há algo de muito errado e por isso, é preciso que se tome alguma providência.

Ao fim, ambos os irmãos optam pela família, com Sam renunciando seu romance e Dean cortando os laços de amizade com Benny. Castiel tornou-se uma marionete, literalmente falando, nas mãos da inescrupulosa Naomi e Crowley tem uma informação que o põe em vantagem e na dianteira de seus inimigos. Sem dúvidas, Torn and Frayed foi bem melhor que o episódio anterior e é prova de que ao contrário de críticos e insatisfeitos, a saga dos irmãos Winchester ainda tem muito o que abordar. Desde já, ansiosa com os próximos episódios.


16 janeiro 2013

The Mentalist / Little Red Corvette




Review: S05E12


Episódio fantástico. Aliás como toda a quinta temporada de The Mentalist! Eis o que a série precisava um inimigo astuto, hábil... da estirpe para enfrentar Patrick Jane; e em Little Red Corvette temos esse deleite. É como se fosse um jogo de xadrez onde cada um traça a sua estratégia visando dar o xeque-mate em seu adversário. Teresa Lisbon segue decidida a por as garras da Justiça sobre Tommy Volker e não poupará esforços para obter seu intuito, ainda que para isso, tenha de desprezar as regras as quais tanto preza. Aliás, pontos altos do episódio: Jane ensina Lisbon a utilizar-se de artimanhas e truques, isto é, neste caso, a manipular os outros de forma a obter o que se precisa e deseja. Quem diria? Podemos ver Lisbon mentindo na cara dura para uma juíza e até chantageando o promotor Ardiles somente para conseguir acesso a algumas provas.

Dois meses atrás, assim se inicia o enredo do episódio e percebe-se que o rastro de morte sob o mando de Volker já existia antes mesmo de Lisbon e equipe cruzarem seu caminho. Lisbon queria pegá-lo por supostamente ter proporcionado um assassinato em massa, de uma tribo indígena da Amazônia cuja existência atrapalhavam seus planos de negócios lucrativos. Um processo para averiguar isso havia sido aberto e logicamente, como num "passe de mágica" quem poderia testemunhar algo contra Volker, morria. Uma das testemunhas, havia sido convencida a depor por Lisbon e depois morrera. Agora, a equipe descobre mais uma morte, de um geólogo que testemunharia contra o inescrupuloso empresário. E Jane descobre uma pista do que poderia ter sido uma testemunha da morte do geólogo.

Tratava-se de uma criança, Marvin Pettigrew, cujo o fato de estar vivo, deve-se à piedade de um dos capangas de Volker que o deixara escapar. Lisbon acredita ser um garoto imaginário, e segue, a priori via meios legais, tentando encontrar provas contra o empresário. Enquanto isso o mentalista segue seus instintos. Paralelamente, Volker mantém-se sempre por perto, num misto de fingir indiferença e despreocupação em estar sendo investigado, e de forma sutil, soar ameaçador a quem ousar se intrometer em seu caminho. Em determinadas partes, Lisbon toma atitudes não exatamente legais e por vezes de ética duvidosa, sempre seguindo os conselhos de Jane, de forma a se aproximar cada vez mais de seu objetivo. Por isso a metáfora do xadrez, cada qual com sua estratégia, em busca derradeiro ato de vitória...

Mas eis que no meio do caminho tinha um capanga que tinha certo escrúpulo... Seguindo a intuição de Patrick Jane, a equipe do CBI chega a Doyle, o capanga que sem dizer uma palavra para entregar seu chefe, dá todo o serviço ao Jane, ao não conseguir esconder que salvara o garoto. O que nem Jane imaginava, é que alguém no CBI. agindo como X-9, o popular dedo-duro, entregava todo o serviço para Volker e por esta razão, Lisbon chegava perto de conseguir provas para capturá-lo, porém na hora H sempre se frustrava. Contudo, quando Volker tenta corrigir o erro de dois meses atrás e vai atrás do menino, as coisas mudam de figura. Assim como Doyle, agora também morto, outro se recusa a dar cabo do menino e o empresário, em pessoa, pretende matá-lo. Agora, a equipe do CBI está ciente de que Volker  sabia de todos os seus passos e correm contra o tempo para salvar o menino.

O inescrupuloso até consegue alcançar o garoto, cuja esperteza o faz ir com ele de forma relutante; além de chamar a atenção gritando por socorro. Felizmente, Risgby teve o insight de deduzir aonde Marvin estaria e Lisbon e Jane chegam a tempo para respectivamente imobilizar o empresário e salvar o garoto. Tem-se direito até a um happy end digno de novela, no qual Jane proporciona o reencontro de Marvin e sua mãe, a qual chegara até, a pensá-lo como morto. E nos é revelado que a X-9 é Brenda, a responsável pela área de comunicação da CBI. Ao que tudo indica, o "desfecho" do episódio é apenas a ponta do Iceberg, e que tal plot ainda tem muito a explorar... Afinal de contas, Volker já se safara tantas vezes e, com sua astúcia, sem dúvida ainda dará muita dor de cabeça a Jane, Lisbon & Cia. Teria Brenda, ajudado, de outras vezes, a Red John? Que mais ela estaria aprontando? Só nos resta esperar os próximos episódios e o desenrolar da carruagem!

E vocês que acharam? Comentários? Críticas? Sugestões?

Escrever, Escrever e Escrever...

Ai que saudades de meu blog... Adoro escrever... Algo tão simples e que me causa prazer inigualável...
Contudo, a vida de concurseira sempre me toma tempo e me consome de um tanto que nem sempre tenho ideia ou inspiração para escrever...
Talvez não um conto, uma crônica, uma crítica...
Aliás criticar é bom, mas se for política, acaba cansando por ser mais do mesmo, né não?
Pensando nisso, e para que, de certa forma, possa dar mais a cara - ou seria a palavra? - resolvi inaugurar a coluna Reviews. Assim, publicarei meus textos sobre as impressões dos seriados que assisto nos meus poucos momentos de lazer, e daqui para frente, compartilharei com vocês as impressões, e; digamos assim, a manifestação - ao menos na Web - de ser uma colunista de seriados...
Fazer o que né? Não tive chance de o fazer em algum jornal ou revista...
Não tive a oportunidade de escrever reviews de Arquivo- X... (Quando a série estava em seu auge, ainda não se falava em blogs...
E quem sabe, ainda este ano, também poderei cumprir a minha meta de retomar minhas fanfictions?
Quem sabe até publicá-las aqui...
Sigamos em frente, lembrando que "Devagar se vai ao longe"

                          Lílian Soares

03 janeiro 2013

Velhas Novidades


O ano começa e mais uma vez... mais do mesmo!
Chuvas torrenciais, desabamentos e pessoas perdendo seus móveis, casas, documentos...
"Para variar" os governantes insistem na ingerência e incompetência de gastar milhões dos cofres públicos para "remediar" e ''consertar" os problemas, em vez de economizar fazendo planejamento e procedimentos preventivos...
Pra que né? Se se pode, mediante ímpar cinismo, culpar o clima?
E a segurança pública? Continua um caos...
E a saúde? Melhor nem falar para não desesperar...
E a educação... Só se preocupam com ela se significar melhoria em números e estatísticas, ainda que na realidade isso signifique "melhoria" quantitativa e não qualitativa...
Talvez isso, embora não seja nada digno de um filme Hollywoodiano, é que seja um bom exemplo de Fim do Mundo...
E por falar nisso, pena não ter feito alguma aposta, para ganhar uma graninha com crenças estapafúrdias alheias...
Faz tempo que estudei história dos povos antigos, mas nunca acreditei que o calendário Maia previra um apocalipse... Apenas um fim de ciclo e o recomeço de outro...
Todavia, manipular e explorar fé alheia sempre gera assunto e reboliço na mídia...
E se for para listar, tim tim, por tim tim; as velhas novidades... daria para escrever uma nova enciclopédia...
Felizmente, um autêntico e bom brasileiro, não desiste nunca e sabe que pessimismo de nada adianta e só faz piorar as coisas...
Assim, sigamos em frente, sendo otimistas, e procurando sempre o melhor!
Feliz 2013 e muita saúde e paz a todos os leitores e leitoras desse blog.

Lílian Soares