27 setembro 2010

Decepção, Vergonha & Demagogia

Foi-se o tempo em que o STF poderia ser considerado um farol em meio a um lamaçal de instituições desacreditadas e quase falidas; já dizia um renomado professor de Direito Constitucional. O que foi aquele imbróglio para decidir o ''futuro'' da aplicação da lei da Ficha Limpa e, em seguida, aquela assombrosa e vergonhosa falta de decisão? Se esta era apenas de teor jurídico bastava ler a letra da lei e a da Carta Magna e chegar a um consenso. Se era questão de declarar ou não a inconstitucionalidade da lei, a falta de decisão da Suprema Corte é ainda mais vergonhosa! Apesar de que, munindo-se de um mínimo bom senso, é duvidoso que a real intenção seja a preocupação com a suposta afronta à Constituição. Por outro lado, a população do Distrito Federal vai sofrer com mais um golpe de ''esperteza'' do ex- candidato a governador Joaquim Roriz. Se até a última hora - da indecisão do STF - ele se fez de sonso, no fundo já tinha o plano B: desistir da candidatura e colocar alguém, neste caso a esposa, no lugar dele. Sem dúvida uma válvula de escape a qual se encaixa como uma luva: o candidato sai pela tangente, e ainda por cima fazendo a pose de que se comportora de forma solícita, a fim de evitar maiores problemas. O pior, é que outros lobos em pele de cordeiro intencionam seguir o exemplo. Alguns questionam: Como pode isso, se o prazo para se registrar candidaturas já expirou? Outros ficam confusos, sem saber se tal tática está de acordo com as regras do jogo eleitoral. O fato é que, infelizmente, as leis - de forma geral - parecem não pegar neste país. Sobretudo, as eleitorais. Não falta exemplo de candidatos os quais fizeram propaganda antecipada e, como se nada houvesse sido desrespeitado, pagam uma multa e tudo fica por isso mesmo. Não é a toa que os professores de cursinho dizem que as leis estudadas são do país da Alice; na prática, a história muda de figura. Vergonhosa e assombrosamente... O fio de esperança, advindo da Lei da Ficha Limpa - fruto do anseio dos brasileiros por ética na política e respeito aos eleitores - parece extinguir-se em meio a um vácuo de decepção, vergonha e desamparo... Só nos resta, com muita fé, esperar que Deus nos acuda. E, que pior do que está, não possa ficar!


OBS: Trata-se do ponto de vista de uma cidadã indignada com a ineficácia e ineficiência do STF neste caso, e com o cinismo do candidato Joaquim Roriz, que faz de tudo, para não ''largar o osso'' e manter -se no poder a qualquer custo.

Um comentário:

  1. Olá, Lilly.
    É triste, sim o cinismo, as manipulações, a posição dúbia de setores da imprensa... Mas mesmo em toda essa confusão consigo ver um país melhor e, mais do que isso, as pessoas podendo manifestarem-se à vontade, sem receio de represálias. Cabe a nós utilizar este limitadíssimo instrumento que é o voto para tentar ir aprimorando lá nas esferas diretivas do país essa situação. Se cada um fizer sua escolha consciente levada por um mínimo de lógica e der seu voto para situação ou oposição, ou mesmo anulando por protesto, acredito que caminharemos pra frente e absurdos como este deverão ser cada vez menos frequentes.
    Grande abraço,
    Adh

    ResponderExcluir

Segundo a Constituição Federal de 1988, Art. 5°, inciso IV: É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.
Por Favor, visitante, seu comentário será muito bem vindo! Contudo, este blog não aceita comentários anônimos!