12 julho 2012

Vergonha Alheia

Primeiramente, esclareço que acho louvável a iniciativa do SBT. Obviamente - ou ao que parece, nem tanto assim - a iniciativa de se fazer um programa de forma a destacar notáveis brasileiros e depois abrir à votação para se escolher o Maior Brasileiro de Todos os Tempos, intencionava destacar a grandiosidade de  cidadãos que de alguma forma tenham deixado sua marca na história, ou se preferir, que tenham contribuído e realizado algo diferencial e marcante cuja consequência tenha sido benéfica ao país. Contudo, não sei se por pura alienação e/ou comodismo ou pirraça - não se sabe direito nem o que pensar de lista tão esdrúxula -  o que se pode ver, nos 60 escolhidos demonstrados, é uma "aberração", ou no mínimo, um sinal claro de que o povo - ok, grande parte dele, afinal não se deve generalizar - não conhece, ou ainda pior, sequer liga para a sua história. Entraram na lista, cantores, jogadores de futebol, cujo desempenho em suas respectivas carreiras pode ser até o melhor, mas daí a considerá-los como um dos maiores brasileiros de todos os tempos? Até uma atriz, da versão brasileira da telenovela Rebeldes, entrou na lista e, pasmem, na frente de nomes como Tom Jobim, Oswald de Andrade e....
Chega, nem precisa especificar que é vergonha alheia total né não? No início do programa, apresentado pelo renomado jornalista Carlos Nascimento, fora demonstrado os indicados nos outros países e, se tratava de nomes históricos, de personalidades que realmente fizeram a diferença, que contribuíram em alguma coisa de extrema relevância aos seus países de origem. Aqui, no país do samba, carnaval e futebol, muitos foram esquecidos para dar a vez, a criações midiáticas como o cantor Michel Teló - vergonha alheia total - e chegou-se ao cúmulo de figurar na lista, até mesmo o ex-palhaço e agora deputado, Tiririca. Se bem que, cúmulo do absurdo mesmo, foi ter figurado na lista, o ex-presidente da República Fernando Collor de Mello. Que parte do povo é memória curta, é fato, afinal, esse ser foi eleito senador, mas daí a esquecer todos seus maus feitos e colocá-lo na lista de um dos maiores brasileiros de todos os tempos... Sem comentários! O que mais falta? Nos 40 primeiros teremos Paulo Maluf? Sarney? Demóstones Torres? Carlos Cachoeira? Aff, infelizmente, do jeito que a tal lista, anda esdruxula e vergonha total, não duvido de mais nada....
Lamentável um jornalista competente como o Nascimento, ter passado por tal constrangimento. A um espectador bem atento, era notável um certo desconforto do apresentador, tamanhos disparates dessa lista... E como ele muito bem disse uma vez, no jornal do SBT,  ao criticar os sucessos instantâneos via Internet, "Nós Já Fomos Mais Inteligentes"

Crédito da Imagem: Google

2 comentários:

  1. Tem toda razão. Aquilo foi o retrato da vergonha alheia e ainda terá uma segunda parte. Tiririca também participou, aliás, dá pra contar nos dedos os que valeram a pena. Ridículo. E Carlos Nascimento já chegou a dizer ano passado que 'nós já fomos mais inteligentes', hoje apresenta isso. Ótimo texto, Lilly!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que Nascimento não teve escolha, teve de apresentar. . . O pior é o SBT se fazer de burro, mediante as críticas no site, alegar que o programa foi um tremendo sucesso e, anunciar que irá ser reprisado hj. . . Só se, eles entenderem, fale mal mas fale de mim como sucesso. . . Hehe.
      Prepare-se, o SBT está querendo fazer tb, a maior música brasileira de todos os tempos. . . Prepare - se p/ aberrações lá na lista. . . As mais votadas aparecem no site e, o próprio Sílvio critica a lista todo domingo e, com toda razão. Já viu?

      Excluir

Segundo a Constituição Federal de 1988, Art. 5°, inciso IV: É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.
Por Favor, visitante, seu comentário será muito bem vindo! Contudo, este blog não aceita comentários anônimos!