02 setembro 2010

Eleições 2010, Lei da Ficha Limpa e um Limiar de Esperança...

Em meio a um período eleitoral nada empolgante - seja pela desesperança quase que geral do eleitorado, ou pelo desempenho morno e pífio dos candidatos - eis que surge um novo limiar de esperança. Ainda que a Lei da Ficha Limpa, não tenha sido aprovada exatamente conformeo texto previsto no projeto de iniciativa popular e tenha sofrido certas modificações, ela veio em boa hora, e já nos permite um melhor cenário, apesar de não constituir uma solução mágica e a curto prazo. É gratificante ver que certas figuras populistas e demagogas não estão tendo facilidade ao tentarem mais uma vez, ludibriar os eleitores para proveito próprio. Que o diga Brasília, em especial, após os vexaminosos escândalos deflagrados com a operação Caixa de Pandora, que desmembrou o governo da capital federal e enlameou a reputação de minha amada Brasília. Eis que encarei com alívio a decisão do TRE - DF de impugnar a candidatura do Joaquim Roriz, que tanta desgraça causou a cidade. Quem aqui vive, e pode testemunhar, sabe que a qualidade de vida tão almejada, já não é mais como antigamente... Sabe dos problemas gerados a longo e a curto prazo, devido a prática de políticas assistencialistas deste ser vil. Se alguém de fora daqui, se escandalizou com a roubalheira do ex-governo Arruda, saiba que ele nada mais era que o discípulo - que a posteriori rompeu com  o mestre - de Roriz. E convenhamos, não defendo o que ele aprontou, mas ele fez o mesmo que Roriz sempre foi, só se deixou ser pego, embevecido que devia estar, achando que não precisava de ninguém... E, eis que apesar da arrogância e das mentirosas campanhas nas quais se faz de vítima, o recurso do candidato é negado, e numa decisão histórica, o TSE mantém a impugnação de Joaquim Roriz, com  6 votos contra um. Aliás, um alívio, porque caso contrário, infelizmente, ainda teriam pessoas com a capacidade de votar nele... Ansiosa, espero - e quem quer o bem da cidade também - que o STF mantenha a impugnação. E engana-se quem nada tem a ver com a cidade e pensa que isso não é nada demais. Talvez isso seja o começo de uma nova era... De uma mudança, ainda que lenta e gradual, mas que signifique uma limpeza, uma determinação maior em realmente se respeitar a lei máxima do país - A Constituição - no que diz respeito ao princípio da moralidade na Administração Pública. Aproveito para dar os parabéns a todos os cidadãos que exerceram dignamente a sua cidadania ao assinarem o projeto da Ficha Limpa. É o povo se fazendo ouvir, dizendo que basta, que chega, que o brasileiro já está cansado de tanta roubalheira e corrupção. Que o exemplo sirva para que cada cidadão faça sua parte para exigir e cobrar mudanças realmente efetivas e que tragam melhoria ao nosso país.

2 comentários:

  1. O que sabemos é que mudanças se fazem urgente... Precisamos exigir mais, cobrar por tudo, afinal, somos cidadãos. Se isso começar a acontecer de fato, estaremos a passos largos para a prática efetiva da democracia e livres de que tudo acabe sempre em pizza. Ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Tenho a mesma sensação de que as coisas estão evoluindo. Muito lentamente, é verdade, mas acho que somente muita fé e esperança, escolhas criteriosas mesmoem meio a tantas iniquidades vão levar a um aprimoramento desta democracia. Acho que teremos políticos mais conscientes e cada vez menos gananciosos no futuro (vislumbre de uma utopia possível). Hoje existe uma sensação de bem estar geral que transcende os meios e a real qualificação dos responsáveis, mas é um caminho quando os governantes engendram ações voltadas para o desenvolvimento social... E olha que estamos a anos-luz distantes do ideal.
    Enfim, não percamos a nossa fé e nem deixemos de fazer a nossa parte.
    Grande abraço, linda e inspiradopra a sua crônica.
    Adh

    ResponderExcluir

Segundo a Constituição Federal de 1988, Art. 5°, inciso IV: É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.
Por Favor, visitante, seu comentário será muito bem vindo! Contudo, este blog não aceita comentários anônimos!