09 dezembro 2009

Comida Japonesa? Nunca Mais!

Comida japonesa é o que há! Dizem alguns... 
Já outros, torcem o nariz - ou toda a cara mesmo - de nojo, só de pensar em peixe cru e demais coisitas... Há de se assumir, que tal pensamento, realmente não nos remete as mais perfeitas das imagens... 
Sobretudo, - e desde já peço perdão pela opinião um tanto quanto radical - aqui em terras tupiniquins, virou modismo degustar a culinária japonesa. "Todo mundo come" - ai, ai, não vá pensar besteira, caro leitor - ou, ah, vai, experimenta; é divino; você vai adorar... 
Um em cada quatro amigos, vive a te dizer... E você, para não ficar mal na fita, ou simplesmente ser o do contra, topa encontrar a galera e servir de cobaia, por assim dizer... 
Vou imaginar um suculento cheeseburguer, ou uma viciante McFritas, você diz a si mesmo; e ao chegar ao restaurante, ri, na maior cara dura, fingindo a maior de todas as empolgações... 
E aí, enquanto mastiga aquela coisa - não exatamente ruim, mas nada tão do outro mundo assim... - matuta o que responder a fim de não desapontar o seu ansioso amigo, que no fundo, espera que digas, que amaste comida japonesa e, que a amará para todo sempre! 
Em questão de imperceptíveis milésimos de segundo, você pensa em dizer, nada mais que a verdade, nua e crua: "- Olha, a comida não é ruim, mas... não é nenhuma Brastemp! Sinceramente? Não me apetece!" 
    Pronto! Das duas uma, ou você se sente igual a um extraterrestre - total - por contrariar a maioria e atura o mais novo rótulo de fresco ou enjoado... Ou pior, você diz que adorou e passa a ter de degustá-la de vez em quando... 
Aí, perante a outros amigos - que como você antigamente, nem sabiam o que era Sushi - os quais não entendem, de pronto, seu novo patamar culinário e, curiosos, lhe indagam: - O que é isso que está comendo? 
Ligeiramente sem graça, apenas responde o óbvio: - É comida japonesa!
- Eu sei! - contra-argumenta seu amigo - Mas do que é feito?
      Desconcertado com tal cena, seu semblante nem esconde o embaraço... 
Ainda sem fala, você escuta uma "sutil" indireta do amigo que saboreia um BigMac : " - Aff, a pessoa come algo sem saber bem o quê, só porque outros também o fazem... só para aparecer!"


    Não riam! Aconteceu comigo... 
   Enfim, apesar de não querer desrespeitar o gosto de ninguém; e de talvez, por vezes, sentir-me uma alienígena - por ser do contra - o fato é que, embora não considere o gosto em si, ruim; a culinária japonesa não me apetece! 
   É fato, que quando me bate um desejo de jantar fora, ou de reunir-me com os amigos; a última ideia a me passar pela cabeça, é a de ir num restaurante japonês... 
  E daí, se tive uma influência muito americanizada? Além disso, tenho a "desculpa" - nada esfarrapada, porque aconteceu mesmo - de que da última vez que ingeri tal iguaria, acordei durante a madrugada, passando mal... 
Que me perdoem os fãs, mas... Comida japonesa, nunca mais! 

8 comentários:

  1. Odeiooooooooooooo, comida japonesa ou chinesa, vivo brigando com amigos por isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que engraçado! aconteceu isso contigo mesmo?
    eu até q gosto de comida japonesa rsrs
    Bjoss Silvana

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Amiga tô fora desse cardápio.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  5. Algumas a gente até gosta... Mas outras não tem como.
    Me lembro de um grande amigo japonês com quem eu e minha mulher, em um feriado, viajamos. Entramos no carro e minha mulher cometeu a primeira gafe ao comentar que havia alguma coisa podre... A japonezada explicou que se tratava de uma comida típica que não guardei o nome mas se trata de nabo fermentado.
    Depois foi a minha vez. Ao ver o pessoal saborear aquela coisa, pensei que fosse só o cheiro. Se eu não respirasse ao colocar na boca, poderia ser gostoso.
    Enquanto pensava, olhava com simpatia para a guloseima saboreada pelo pessoal que, notando meu interesse, ofereceu-me o petisco.
    Fiz como imaginara: prendi a respiração e coloquei o quitute na boca.
    Para a minha surpresa, o gosto era igualzinho ao cheiro. Todos me olhavam e a coisa inchava na minha boca.
    Gargalhando e tirando muito sarro me recomendaram que cuspisse ou morreria entalado.
    Nem por isso deixei de experimentar e algumas coisas eu como e gosto. Outras, nem pensar.

    ResponderExcluir
  6. Lily,

    Agradeço imensamente seu comentário em meu blog. Muito me alegra ler um elogio, sobretudo de alguém tão qualificada como você - jornalista e escritora.

    Igualmente lhe sigo aqui. Obrigado pelo apoio. Conto com suas visitas. Aliás, vi que admira a sétima arte também. Aproveito para convidá-la, pois, a ler uns borrões que escrevo em http://sucintacritica.blogspot.com/ (em parceria com uma conhecida)

    Um abraço e sucesso ao seu blog. Me solidariazo, aliás, com sua história. Não me agrada também a culinária japonesa, chinesa... pior: tampouco as chineas e japonas. Ô povo feio!

    ResponderExcluir
  7. Tem que ver bem a onde voce vai comer, pois um peixe estragado geralmente causa uma péssima noite dentro do banheiro ou até pior. Em si a culinária japonesa é uma delícia, basta ser um bom saboreador e apreciador.

    ResponderExcluir
  8. Amo comida chinesa, principalmente Yaksoba, mas se tratando de comida japonesa estou fora, é uma culinária que so é boa de se apreciar com os olhos, pense em comer um monte de arroz papado, sem sal e sem graça, peixe sem gosto e ainda tem um molhos que são muito ruim, prefiro ser sincero do que ser um abestado que acha chik's, pagar para comer comida ruim e sem graça, e o pior são os palitinhos que eu treinei bastante tempo antes de provar esta iguaria para não passar mico, reprovo!

    ResponderExcluir

Segundo a Constituição Federal de 1988, Art. 5°, inciso IV: É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.
Por Favor, visitante, seu comentário será muito bem vindo! Contudo, este blog não aceita comentários anônimos!