20 dezembro 2010

Fim de Ano

O Natal chega... é tempo de juntar a família, amigos, parentes... Em seguida, unem-se de forma a organizar os preparativos.  A árvore de Natal, as luminárias,... Depois se organiza o amigo secreto, prepara-se para a maratona de compras de shopping para shopping. E aí vem a correria, o empurra-empurra, o “congestionamento” de transeuntes. A garganta do vendedor coça, de tanto gritar: “olha promoção de final de ano, aproveite, é só até o fim do mês....!”
O pobre trabalhador que matou um leão por dia, durante todo o ano, divide-se entre economizar o décimo terceiro, pagar dívidas, ou aproveitar e comprar os presentes natalinos. As crianças agradecidas pelas férias, sentem a falta dos amigos, e passam a “importunar” os pais, exigindo a sua companhia para os passatempos de férias.
O trânsito torna-se uma calmaria e por vezes a capital federal beira a uma cidade fantasma. Passado os festejos natalinos, surgirão as habituais promessas... Ano que vem começarei minha dieta, dizem alguns. Outros vão meter a cara nos estudos, seja para garantir a vaga no vestibular ou em um concurso público. Outros vão praticar caridade, outros vão economizar, outros vão, enfim, fazer a viagem dos sonhos há tempos almejada... e por assim vai.  Tais promessas são indispensáveis e já características deste período. Assim como as simpatias, passar a virada toda de branco, beber um gole de vinho e chupar uvas à meia-noite, uns ainda fazem oferendas a Yemanjá, numa prova de sincretismo religioso.  Outros pulam as ondas do mar sete vezes. Outros doam pertences antigos e prometem ser menos consumistas... E assim tal ciclo se repete por décadas e décadas. Todos se espantam com o tempo passando cada vez mais rápido, e no fim, 2011 vai ser apenas mais 365 dias que passarão voando. 

2 comentários:

  1. Fim de Ano para todos nós e também um recomeço sendo que: Todos se espantam com o tempo passando cada vez mais rápido, e no fim, 2011 vai ser apenas mais 365 dias que passarão voando. Parabéns pelo seu post de uma crônica que nos instiga para reflexão contínua existencial que a cada ano se repete e que bom esse repetir pois se penso em quanto isto logo existe já disse um certo sábio!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Linda crônica!
    Feliz 2011 p/ vc e seus entes queridos.
    Grande abraço,
    Adh

    ResponderExcluir

Segundo a Constituição Federal de 1988, Art. 5°, inciso IV: É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.
Por Favor, visitante, seu comentário será muito bem vindo! Contudo, este blog não aceita comentários anônimos!