07 julho 2011

O Jornalista e o Assassino, Uma Questão de Ética

Sinopse: Em 1984, o médico Jeffrey MacDonald, condenado pelo assassinato da esposa e das duas filhas, moveu um processo inaudito contra um jornalista que escrevera um livro sobre ele, baseado em entrevistas feitas durante o julgamento e na prisão. Colocando em pauta temas tão polêmicos quanto a ética do jornalismo e a liberdade de imprensa, o processo obteve enorme repercussão nos Estados Unidos.

Não se trata de um romance policial, há de se esclarecer de antemão. Nem sequer se trata de um romance ficcional qualquer. Este livro - deveras peculiar - refere-se a uma questão de ética - aliás, conforme diz o subtítulo - mais especificamente, na relação jornalista - personagem. Ora, quem nunca ouviu alguém reclamar do ''maldito'' jornalista que deturpou tudo o que foi dito? E não, não me refiro às celebridades fúteis e superficiais que fazem de tudo para aparecer, se julgam acima do bem e do mal, para depois pousarem de vítimas e culparem somente a Imprensa. O interessante neste livro, é que ele aborda um caso real, de grande repercussão nos EUA, de um processo incomum, pois um assassino condenado à prisão perpétua, move um processo contra o jornalista que escrevera sua história; porque ele havia agido de forma antiética... Analisar tal processo, é a forma escolhida pela autora Janet Malcolm - também jornalista -  de colocar em pauta temas tão polêmicos como a ética jornalística e a liberdade de imprensa. Sem dúvida, uma leitura atraente e não só para quem for da área jornalística, mas para todos que se interessam em saber dos pormenores da profissão. Este blog indica.

Para saber mais clique aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo a Constituição Federal de 1988, Art. 5°, inciso IV: É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.
Por Favor, visitante, seu comentário será muito bem vindo! Contudo, este blog não aceita comentários anônimos!