21 setembro 2011

Sobre Redes Sociais

Detesto a máxima: ah mas todo mundo faz...
Ou então ainda pior, dizem que ninguém faz...ou ninguém usa...
Mas quem é todo mundo? E quem é ninguém?
Bem, é que é muito chato, extremamente chato, ter de se sentir de vez em quando um et, ou alguém incomodo sempre do contra, só porque você não "reza" de acordo com a cartilha de uma maioria...
Ok, vou me explicar. Sabe-se que tem grande apreço público as ferramentas conhecidas como redes sociais. Conforme a expressão bem diz, no plural: REDES SOCIAS, várias, diversas, muitas... e qual mais palavra aqui para além da redundância que possa explicitar: Mais de uma!
Não importa se é Orkut, Twitter, Facebook, X, Y ou Z. Importa que existem várias e cada um cabe escolher a que melhor lhe convier, ou se preferir: estar em todas.... e ter, ainda que virtualmente apenas, um milhão, ou pouco mais ou menos de "amigos". A questão é: A quem cabe decidir qual a melhor? Qual a da vez? Quem é o que? Ou não é, dependendo de qual rede social for utilizada. Sinceramente? Acho que a fase empolgação com as redes sociais já passou faz tempo! Quem ainda as exalta, em grande parte, é quem gosta de bisbilhiotar fofocas da vida alheia - ok, tem gente que faz um uso mais sério ou mesmo útil, mas que é a minoria é - e ainda se tem de ficar ouvindo que você é antenado ou não, descolado ou não, massa, genial, da vez, da hora... ou seja lá qual for a gíria ou a expressão da vez; dependendo de se você tem conta no Facebook ou não? Me poupem! E me perdoem o desabafo. Nada contra quem tenha facebook. Já disse e repito: A cada um que caiba escolher a rede social que lhe convém! Mas que saco isso, de te olharem enviesado, torto, como se você fosse uma aberração, um louco, um desvairado, ou qualquer termo pejorativo que o denigra, "só" porque você optou, repito para enfatizar: OPTOU por não ter Facebook. Sinceramente? Antes mesmo dele surgir, já tinha enjoado de redes sociais e deletado o Orkut, para o qual voltei, a pedido de amigos que pasmem, nunca me deixam sequer um mísero scrap, e agora a cada modismo de nova rede social, vai-se criar um novo perfil, só para ser apenas mais um dentre todo mundo que usa a rede da vez? Sim, porque, um bando de gente após o discurso de preferir o Orkut porque tinha mais brasileiros, resolveu debandar para o Facebook, coincidentemente ou não, após o filme: A Rede Social. Pior, jogam na sua cara: Ah, não perdemos contato, você que teima e não criar perfil no Face. Ou então você vai deixar um scrap de parabéns a um amigo seu e no perfil tem os dizeres: Agora só respondo no Facebook. Caramba! Então deixe de ser preguiçoso e ao menos delete seu antigo profile Orkut, garanto que sua mão não irá cair. Porque também é um saco, seus amigos terem de criar um novo perfil para falar com você, porque você desfaz de seu perfil antigo, deixando-o existir, porém inativo como um fantasma. Nem todo mundo tem tempo e disposição para ficar horas a fio na Internet só dispensando tempo com superficialidades em determinadas redes sociais. Além disso, existe comunicação além rede social, alguns se esquecem, mas há e-mail, MSN, Skype...
Basta de desculpas esfarrapadas. Eu é que não vou ficar criando zilhões de perfis, a cada nova modinha, porque todo mundo - a maldita máxima todo mundo - mudou ou pretende mudar... Podem me rotular de Do Contra. Prefiro pensar que tenho personalidade. Rede Social, só as que já tenho e uso, como o Skoob - essa sim, de algo interessante e quase ninguém fala acerca dela - onde se troca informações sobre livros que se leu e que outros leram. Uso o dihITT, uma rede social de blogueiros para trocar links e informações. Ah, sim, e o Twitter, mas não para informar toda e qualquer bobagem sobre minha vida, como alguns erroenamente fazem, mas para divulgar as postagens dos meus 3 bloggers. Ah e o Orkut, risos só o mantenho, porque minha amiga me mostrou um joguinho que de vez em quando aproveito para passar o tempo.... Do mais, chega, basta! Já tenho atividade demais na Internet; e também meus demais afazeres da vida real, que ao meu ver, ainda é muito melhor e mais importante que as relações virtuais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo a Constituição Federal de 1988, Art. 5°, inciso IV: É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.
Por Favor, visitante, seu comentário será muito bem vindo! Contudo, este blog não aceita comentários anônimos!