31 julho 2013

Perception / S02E03E04


S02E03 / Blindness

Enxergar é diferente de ver. Provavelmente você já ouviu falar nesta sutil diferença caro leitor. E aqui neste episódio tal diferença é posta a prova quando dr Pierce tem de ajudar Kate a desvendar o assassinato do juiz federal Water Cleland. Donnie quer optar pela saída fácil, responsabilizando o zelador deficiente mental que fora encontrado junto ao corpo segurando a arma do crime. 

O caso se mostra mais enigmático do que aparentava a princípio; e o neurocientista levanta a hipótese de cegueira à mudança, porque a secretária do juiz não o via retornar da corte a sua sala, e 15 minutos depois, encontrara o zelador perante o corpo. Donnie, jurará ter visto o juiz retornar a corte, após o horário de almoço. Por isso a tese de cegueira à mudança – alguém se passara pelo juiz, perante a corte, visível a grande público, sem que o mesmo o enxergasse.

Além disso, outro assassinato ocorre no mesmo estilo, durante um jogo de basquete, em frente a 200 testemunhas, sem que elas realmente enxergassem o que estava a sua frente. Preocupado em impedir que se responsabilizasse o zelador e de modo a desvendar um provável serial killer, dr Pierce descobre o caso de Connor um ex-policial condenado por perjúrio ao acobertar os parceiros – os quais se utilizaram de violência contra um prisioneiro – e cuja tese de defesa, havia sido não ter percebido tal ato vil. Tese desacreditada, o policial foi preso, além de perder o afeto e o respeito da família. Aí, se cogita a hipótese de vingança, já que os mortos, tinham ligação com este policial e o caso. Utilizando-se da ironia de matar provando ser possível, ficar “invisível” perante diversas testemunhas oculares.

Contudo, o culpado era na verdade dr Robert Mills, o responsável pela tese de cegueira à mudança enquanto defesa de Connor e, que for a igualmente ridicularizado e humilhado quando da condenação do policial. Numa artimanha digna de Patrick Jane de The Mentalist, Dr Pierce consegue provocar a confissão do dr Mills, expondo-o e apelando a sua vaidade, num programa de televisão. Além disso, tem de lidar com o ciúmes de Donnie, que o confronta, dizendo para se afastar e não dar falsas esperanças a kate e com uma expert em perfil da unidade da análise de comportamento do FBI, que neste caso, deixou a desejar.
Quanto a sutil diferença, citada ao início da review, não farei um tratado, contudo, vamos a um resumo. Ver seria o ato mecânico, automático… ora, a quem tem olhos e não possui alguma deficiência, a tudo vê. Enxergar está relacionado com percepção, observação… Ou, como numa frase que li e diz tudo: Quem acusa e condena o erro alheio, vê. Quem compreende que também é passível a errar, enxerga! (E por isso compreende!)

S02E04/ Toxic

 Episódio sensacional, repleto de reviravoltas. Inicialmente, temos dr Pierce explicando diferentes funções do cérebro – partes essas, sempre interessantes – e as consequências que tais podem causar. Por exemplo: manter um segredo, pode angustiar e gerar estresse, confessar, tranquiliza, possuindo efeito libertador. 

Mas vamos ao caso em si. Rebakah Abott pede ajuda do brilhante neurocientista, para provar a tese de que uma empresa, poluente, estaria contaminando o solo e a água de uma pequena cidade da Pensilvânia, provocando sintomas, como tremores e espasmos, similares aos de uma doença neurológica não contagiante em várias jovens. A priori, o dr só aceita o caso p/ se afastar de Kate, como Donnie recomendara. Contudo, ele descobre que Abott é uma farsante, cujo anseio era somente conseguir fama bancando a ambientalista consciente contra a maléfica e poderosa empresa. 

Só que a alucinação de uma garota morta, aparentemente via suicídio, o leva a catucar no vespeiro e a descobrir se tratar de um assassinato. Logicamente, ligado de alguma forma, às meninas com os espamos e ao filho da empresa acusada. Os sintomas, como que a justificar o dito ao início, seriam consequência de um trauma por esconder um segredo. Não, as moças não mataram Patti, mas sentiam grande culpa, considerando-se responsáveis pelo suposto suicídio. Conflitos amorosos por Braden. 

Entretanto, o segredo final fica por conta de que Patti e Braden eram irmãos por parte de pai, embora não soubessem e tenham se relacionado. E a mãe do rapaz, ao confrontá-la, forjou o suicídio, logo após a morte, provavelmente por ataque cardíaco devido ao diagnóstico de neurofibromatose. 

Ah sim, outro segredo é revelado. Kate percebe que Daniel a todo custo tenta evitá-la. Escutando a Natalie, ele diz não querer dar esperanças falsas num provável relacionamento. A esperta agente logo descobre que tem dedo de seu ex-marido Donnie, cujo ciúme do protagonista é perceptível e inegável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo a Constituição Federal de 1988, Art. 5°, inciso IV: É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.
Por Favor, visitante, seu comentário será muito bem vindo! Contudo, este blog não aceita comentários anônimos!