16 setembro 2013

Perception / S02E09E10

E09/ Wounded - E10 / Warrior (Season Finale)

O episódio duplo de encerramento da temporada é sensacional. Na primeira parte temos uma pequena inversão de papéis, já que dessa vez é a agente Moretti que insiste numa teoria aparentemente louca, no intuito de provar que tem razão. E que cruzada, por assim dizer, provar a todo custo que Rickford ex-combatente de guerra e filho de um influente senador é assassino e estuprador.

Tudo começa quando Kendra Murphy, ex-oficial condecorada é detida por explodir uma granada num mercado, felizmente, sem feridos. Contudo dr Daniel Pierce diagnostica que  a moça sofre de Hiperoralidade extrema, como consequência de danos aos lobos temporais. Ocorre que dois soldados, também ex-combatentes no Afeganistão, têm a sua história cruzada com a de Kendra, em especial quando ela é acusada pela morte de um deles, seguida da morte de overdose do outro. Detalhe: trata-se dos dois soldados dos quais ela salvara a vida e por isso havia sido condecorada.

Ambos eram amigos do influente filho do senador, acusado de estupro, porém sempre safo, devido ao poderio e influência. A agente Moretti, mesmo sem provas irrefutáveis, segue seus instintos e na busca de comprová-los acaba sendo repreendida e afastada do trabalho. Ainda assim, por conta própria, “persegue” o suspeito, ao mesmo tempo em que tenta angariar provas e salvar uma provável futura vítima. Aqui, interrompe-se o episódio com o maldito “To Be Continued” somente para deixar o espectador e dar o gancho para a próxima parte: A agente Moretti é descoberta, ouve-se um tiro… Rickford foi morto!

E daí vem a eletrizante segunda parte.  Kate Moretti alega ter invadido o apartamento para defender uma moça que estaria sendo atacada e, ao confrontar Rickford, acabara tendo que se defender primeiro. Porém ela estava com colete a prova de balas, e as circunstâncias não muito bem explicadas, acabam por levá-la a julgamento. Dr Pierce e Donnie se mobilizam para ajudar Kate, cada um a seu modo. O último chega a se demitir do cargo da promotoria no intuito de atuar na defesa da ex-mulher.

Naturalmente, o senador tenta usar de seu poderio e influência de modo a prejudicar a agente Moretti; contudo Donnie e dr Pierce, trabalhando juntos, conseguem descobrir podres de Rickford. Além de estuprador, não passava de um covarde que na Hora H fraquejara permitindo que os demais soldados sobre seu comando se ferissem. Contudo, obrigara o comandante da missão a protegê-lo, ameaçando denunciá-lo pelo fogo amigo – o responsável pelo ataque aos inimigos de Guerra, dera coordenadas erradas, fazendo com que ocorresse fogo-amigo.

Além disso, Dr Pierce descobre – sempre com o auxílio de seus devaneios –  e utilizando-se de uma dica dada pelo senador, que Rickford costumava armar esquemas malucos. Assim ele deduz que este armara uma arapuca para a agente Moretti, na intenção de atrai-lá e matá-la. As novas descobertas e provas possibilitam a absolvição da agente e tudo se resolve. Como já dito, desta vez, o charmoso neurocientista fez o papel do herói que salva a donzela indefesa.

Há de se destacar que em meio a tudo isso, Dr Pierce ainda teve tempo para cuidar do lado pessoal. Ele acaba se entendendo com um velhor amor da época de juventude, confessando-lhe que a trocou por Nathalie, uma alucinação recorrente, do que seria a mulher perfeita. E como não poderia deixar de ser, pinta um clima entre Kate e Donnie, todavia, como ele quer reconquistar o amor da ex, agindo de forma correta e como cavalheiro, ele resiste à tentação de se aproveitar de um momento vulnerável da agente.

Aproveito também para destacar o explícito senso cívico dos norte-americanos, verdade seja dita, que consideram seus soldados, como verdadeiros heróis da pátria, nutrindo um sincero e singelo respeito e admiração. Não pretendo puxar-saco, mas é bonito de ser ver, dá até uma ponta de inveja, sendo que por aqui, muitos sequer sabem cantar o Hino Nacional. Pronto, falei! Sorry pelo desabafo.

Para terminar, vamos ao balanço geral da segunda temporada de Perception. A série manteve os indíces de qualidade da temporada passada e desenvolveu um pouco mais outros personagens. Com certeza, tem tudo para que haja uma terceira temporada. Estaremos na espera! Enquanto isso, dentro em breve, o blog volta com as reviews da nova temporada de The Mentalist. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo a Constituição Federal de 1988, Art. 5°, inciso IV: É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.
Por Favor, visitante, seu comentário será muito bem vindo! Contudo, este blog não aceita comentários anônimos!