17 julho 2009

Lugar Errado, Hora Errada


Sinopse: Jean Charles de Menezes (Selton Mello) é um eletricista mineiro, que chega a Londres para morar com os primos Vivian, Alex e Patrícia. Em 22 de julho de 2005 ele é morto por agentes do serviço secreto britânico no metrô local, confundido com um terrorista. O fato abala a vida dos primos, que precisam reconstruir a vida ao mesmo tempo em que buscam por justiça.


Porque falar neste filme? Bem, confesso que tive a curiosidade de vê-lo desde que vi a entrevista do ator Selton Mello no programa Altas Horas da Rede Globo. Primeiro, pelo fato de poder conferir a atuação do ator que é um dos melhores dentre os mais jovens, e que dá um show toda vez que atua em algum filme, série ou novela - quando as fazia. Segundo, porque ao saber que não se tratava de um documentário que narraria o fato trágico de um equívoco tremendo, instigou-me uma certa curiosidade, acerca do "quê" propriamente seria abordado... O mais interessante, ao meu ver, é o fato do filme não tratar a vítima, Jean Charles, como um santo, um mártir... Algo ligeiramente costumeiro em nossa cultura, transformar pessoas recém-falecidas em santas... Como se a história de suas vidas não tivesse borrões, contratempos... ou rascunhos mal-acabados... Fora que, pensei; é uma ótima forma de relembrar o ocorrido, para certas pessoas de memória fraca! Ainda não se fez justiça, ao fato de que a polícia - independente de que nacionalidade ela seja - atirou primeiro e "perguntou" depois. A história do eletrecista que fora tentar uma vida melhor em Londres, vale a pena de ser conferida. Abomino comentários de que o enredo seja fora de propósito, porque Jean Charles não era "ninguém". Não se trata aqui de citá-lo como a alguém de quem se é íntimo, contudo; embora ele não seja parte de um grupo de "celebridades" ou de quem possui fama - detesto essa cultura superficial de culto aos famosos - ele é um ser humano que teve a vida repentinamente interrompida e, de forma trágica, coisa pela qual ninguém gostaria de passar, ou que algum parente ou ser querido pasásse. No mais, legal também no filme, é mostrar que tentar uma vida melhor no exterior, não é assim tão "glamouroso" quanto se deseje ou possa parecer.... Em suma, vale a pena conferir!




Trailer:




Curiosidades:


  • Um mês após o assassinato de Jean Charles de Menezes o diretor Henrique Goldman propôs a redes de televisão britânicas a produção de um documentário sobre o assunto, mas o projeto não seguiu adiante.
  • - Oito meses depois, o diretor Fernando Meirelles foi convidado pela BBC a dirigir um filme sobre o assunto. Impossibilitado devido a outros compromissos, Meirelles indicou Henrique Goldman para o cargo.
  • - O projeto mais uma vez não seguiu adiante, pela diferença conceitual existente. A BBC desejava um filme policial, enquanto que o diretor preferia explorar a identidade de Jean Charles e a comunidade brasileira existente em Londres.
  • - É a 1ª co-produção entre Brasil e Inglaterra.
  • - Patrícia Armani interpreta a si própria em Jean Charles. Ela era prima do verdadeiro Jean Charles de Menezes.
  • - As filmagens duraram 5 semanas em Londres e uma semana em Paulínia. A cidade brasileira foi adaptada como Gonzaga, cidade mineira onde Jean Charles de Menezes nasceu.


P.S: A quem interessar, dia 22 de Julho na GNT vai ter um documentário acerca do caso Jean Charles às 18 horas


Lilly Soares
Fonte: www.adorocinema.com.br
Crédito da Imagem: Adoro Cinema

Um comentário:

  1. Não gostei muito não...
    Acho que não tem de ser vendido como filme, e sim como documentário. Careta demais...

    ResponderExcluir

Segundo a Constituição Federal de 1988, Art. 5°, inciso IV: É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.
Por Favor, visitante, seu comentário será muito bem vindo! Contudo, este blog não aceita comentários anônimos!