07 outubro 2009

Espalhe gentileza e seja feliz




Quem diria que gentileza gera felicidade? Ao menos é o que se pode constatar segundo recentes pesquisas.  A ideia de que vale a pena ser gentil, tem sido comprovada por diversos estudos. O professor de psicologia da Universidade do estado da Califórnia, Robert Levine, fez uma experiência a qual comprovou que o cotidiano das grandes cidades não faz nada bem à cortesia. O professor observou a relação entre pressa e gentileza em 36 cidades americanas,  avaliando gestos simples, como ajudar um cego a atravessar a rua, ou colocar na caixa de correio uma carta perdida. Nova York, terceira cidade mais rápida no estudo, foi considerada a menos gentil. Rochester, no mesmo estado, com um ritmo de vida bem mais lento, foi a mais prestativa. A experiência é relatada no livro " A Geografia do Tempo", de Levine. Pergunta-se então, vale a pena ser gentil? A ciência diz que sim. Em um estudo da Universidade da Califórnia,  a psicóloga Sonja Lyubomirsky pediu aos participantes que praticassem ações gentis durante dez semanas. Todos registraram aumento na felicidade durante o estudo.  E, aos que praticaram ações variadas, foram registrados níveis mais altos e prolongados de felicidade, em comparação com quem repetiu a mesma atitude com diferentes pessoas. O mecanismo que explica essa relação foi mais esclarecido por um estudo da Universidade Hebraica, em Israel, de 2005. A gentileza está ligada ao gene que libera a dopamina, neurotransmissor que proporciona bem-estar.
Boa notícia para quem considera que ser gentil não é uma escolha, mas um ofício! Não é a toa, que há vários projetos os quais visam propagar e difundir a gentileza. Em escolas, em treinamentos profissionais... Contudo, não se pode confundir gentileza com polidez; a segunda está mais associada à convenções sociais. E, por falar em gentileza, quem não se lembra, do Profeta Gentileza? Nos anos 80, José Datrino, de túnica branca e longa barba, conhecido como Profeta Gentileza, espalhava pelo Rio de Janeiro inscrições como: " Não usem problemas, não usem pobreza. Usem amorrr e gentileza" (sic). O pesquisador em filosofia e arte, Leonardo Guelman é autor de "Univvverrsso Gentileza", no qual analisa as inscrições e conta a história do profeta. Para Guelman, ele foi alguém que apontou uma crise atual nas relações humanas, e propôs como alternativa a gentileza. A mensagem está virando um projeto voltado para jovens, nas escolas públicas. No mundo contemporâneo, selvagem e caótico, bem se sabe o quanto é preciso espalhar o ato simples - e que não custa nada - de ser gentil. Como diria o profeta, "Gentileza gera gentileza!"




Fonte: Revista Isto É, 7/Outubro/2009, Ano 32, nº 2082
Crédito da Imagem: Google

Um comentário:

  1. Devemos ser gentis, sempre, no olhar, no falar e até no repreender alguém, a gentiliza sempre gerará gentileza em troca. Muito bom seu post.
    Abraços forte

    ResponderExcluir

Segundo a Constituição Federal de 1988, Art. 5°, inciso IV: É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.
Por Favor, visitante, seu comentário será muito bem vindo! Contudo, este blog não aceita comentários anônimos!