06 abril 2009

Lei do Azar faz 60 anos


"Se alguma coisa pode dar errado, dará" Eis a premissa mais conhecida da famosa Lei de Murphy, também denominada de lei do azar. Quanto mais pressa se tem, mais devagar a fila anda. Quanto mais se precisa do celular, maior a chance da bateria acabar. Se o pão com manteiga cair, maior a probabilidade de cair com o lado da manteiga virado para o chão. Se não tiver guarda-chuva, maior a probabilidade de que chova... E por aí vai, variados cenários de azar, previstos pela Lei que neste ano, completa 60 anos. Mas de onde teria surgido a lei de Murphy?


Ela surgiu em 1949, na Força Aérea dos Estados Unidos. Os engenheiros aeronáuticos haviam criado um novo e perigoso teste para medir a resistência do corpo humano à força da gravidade. Eis a situação esdrúxula, um voluntário ficava amarrado a uma cadeira que era acelerada num trilho a 320 km/h. Quando a cadeira atingia a velocidade máxima, os engenheiros apertavam um botão e ela freava em menos de um segundo. Tal procedimento violento visava reproduzir os efeitos da gravidade sobre o organismo. A questão é que no primeiro teste, o voluntário - um físico da Aeronaútica - teria saído muito machucado, com direito a vários ossos quebrados e vasos sanguíneos rompidos. Nos meses seguintes, o teste foi repetido inúmeras vezes, sempre com o voluntário se arrebentando. Talvez ele acreditasse estar fazendo um sacrifício válido, em nome da Ciência, quem sabe...Porém, num belo dia, o capitão Edward Murphy Jr, ao coordenar a experiência, enfim percebeu que os técnicos haviam cometido um erro terrível. Os sensores tinham sido ligados ao contrário e, justo por isso, não funcionavam; logo, não foi possível medir a força da gravidade em nenhum dos testes. O pobre infeliz do voluntário todo arrebentado, havia sofrido em vão... - Alguém aí se habilitaria a realizar este teste? - muito irritado, Murphy cunhou a famosa frase, que posteriormente viria a se tornar a lei do azar, ou do pessimismo, para alguns.


Desde então, diversos estudos e experiências tentaram comprovar cientificamente a Lei de Murphy, obtendo resultados contraditórios. Até os Mythbusters - Os Caçadores de Mitos - já fizeram experiências e, comprovaram que, na prática, o pão que cai da mesa tem a mesma chance de tocar o chão com a manteiga virada para cima ou para baixo. Pode-se respirar tranquilamente, o nosso café da manhã, está a salvo. Todavía, um estudo realizado por economistas ingleses, revela que no mercado financeiro, a lei realmente existe. É o caso, por exemplo, de um investidor que coloca seu dinheiro numa empresa nova, ainda não conhecida, que tem mais chances de perder do que de ganhar. A lei faturou o prêmio Ig Nobel para descobertas inusitadas. Segundo Marc Abrahams, diretor do prêmio, "A lei de Murphy nos faz rir e refletir ao mesmo tempo. Ela ajuda a considerar o que pode dar errado, algo necessário em qualquer trabalho científico". Pergunta-se: Os responsáveis pela crise econômica teriam refletido acerca disso? Ou sequer consideraram a premissa da Lei de Murphy?


As Principais Leis de Murphy:

* Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível.

* Todo corpo mergulhado numa banheira faz tocar o telefone.



* A informação mais necessária é sempre a menos disponível.



* O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude, o realista ajusta as velas e quem conhece Murphy não faz nada.



* A fila do lado sempre anda mais rápido.



* Se você está se sentindo bem, não se preocupe. Isso passa.



* Se a experiência funcionou na primeira tentativa, tem algo errado.



* Você sempre acha algo no último lugar que procura.



* Toda partícula que voa sempre encontra um olho.



* Se está escrito Tamanho único, é porque não serve em ninguém.



* Não é possível sanar um defeito antes das 17 e 30h da sexta-feira. O defeito será facilmente sanado as 9 e 01h da segunda-feira.



* A probabilidade de o pão cair com o lado da manteiga virado para baixo é proporcional ao valor do carpete.



* O gato sempre cai em pé.



* Não adianta amarrar o pão com manteiga nas costas do gato e o jogar no carpete. Provavelmente o gato comerá o pão antes de cair em pé.

Texto: Lilly Soares

Fonte: revista Super Interessante, edição 264 - Abril 2009
e
Site: www.brasilescola.com/curiosidades/lei-murphy.htm

Imagem:www.brasilescola.com/curiosidades/lei-murphy.htm




2 comentários:

  1. Matéria interessante, blog realmente bom. Só não gostei da música de fundo, confesso que levei um susto xD
    Estou seguindo seu blog, se puder siga o meu!

    Entre no meu blog http://tudo-comentado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi guria!

    Você sempre tem posts super interessantes...

    E, orgulhosamente lhe digo, que Murphy não me persegue. Com excepção do óbvio é claro.

    Concordo com o Mass, matéria bem legal, e música de fundo de chorar!

    Beijo!

    ResponderExcluir

Segundo a Constituição Federal de 1988, Art. 5°, inciso IV: É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.
Por Favor, visitante, seu comentário será muito bem vindo! Contudo, este blog não aceita comentários anônimos!