24 maio 2013

Grimm/ Goodnight, Sweet Grimm [Season Finale]

Review: S02E22 (Season Finale)

Misto de emoções resume a season finale de Grimm. Tem-se uma atmosfera inquietante, surpreendente e, porque não, até um pouco frustrante, quando surge ao desfecho em letras capitulares, To Be Continued, seguida de uma jocosa provocação dos produtores: “Mas vocês já imaginavam que seria assim…”

No entanto, é inegável que a série teve uma espetacular season 2, com primoroso desenvolvimento, tanto da mitologia central, quanto dos efeitos e das espécies de Wesen. E, sem contar, o desenvolvimento de alguns personagens. Quem diria que, assim como Hank, Juliette teria outra funcionalidade ao saber a verdade acerca do universo Grimm?

Mas vamos aos pontos positivos. Adalind, a bitch-mor, ao contrário do que  se poderia suspeitar pelo episódio anterior, não tem com que se preocupar. Não só obteve êxito – ao que tudo indica – em recuperar seus poderes, como demonstrou não ser nada fácil que lhe passem a perna. Todavía, há de se destacar a cena em que a hexenbiest anciã, encarnando uma bruxa, faz um feitiço de modo a trocar de corpo com a loira jovem e atraente.

Ok, motivo meio decepcionante para a anciã tentar se dar bem em cima da Adalind, mas vê-la sendo passada pra trás, pela loira e pela cigana, as quais ela julgava enganar… não tem preço. Apesar de que, acredito, que a tal cigana não seja tão digna de confiança. E quem se importa? Que a Adalind, cuja vilã ama-se odiar, ressurja aprontando a mil! Outro ponto positivo: A “Scooby-gang” acaba de ganhar um reforço. Aparentemente mais apaixonada e compreensiva do que nunca, Juliette não quer se desgrudar do amado e, ainda pretende acompanhá-lo em suas aventuras.

O grupo, sem perceber estar se encaminhando rumo a uma armadilha, vai em busca de um exército de zumbis, dispostos a curá-los. Sim, Rosalee aliando seus conhecimentos e informações disponíveis na lojinha, descobre uma forma de reverter o estrago causado pelo cuspe do wesen a la Baiacu, o Cracher-Mortel. Mas nem tudo termina bem e, além do grupo “se perder” de Nick, se veem “reféns” de um bando de zumbi furiosos e dispostos a fazerem um belo estrago.

Eis a revelação mais importante de todo o episódio. Eric Renard, irmão do charmoso capitão e príncipe da realeza, fez uma proposta indecente. Revelando que o irmão demonstrara grande valor, lhe propõe deixar de ser o excluído e tornar-se um membro de destaque junto a sua família. Inegável que o capitão ficou meio balançado com tal proposta. Seria sinal de que sua recente aliança com o Grimm nào será tão válida assim? Pelo menos, é indício de que, talvez, tenhamos um pouco mais da dubiedade do capitão pela frente.

E, mais que isso… Conforme já se suspeitava, Cracher-Mortel estava a serviço de Eric Renard e seu exército de zumbis não passava de uma distração para atrair Nick e, imobilizá-lo. Apesar de rumores de que algum personagem “morreria” ao final, aposto que ninguém sequer suspeitou de que se trataria do protagonista. Imóvel em um caixão, dá-se a entender que ele embarcará rumo a Austria com o príncipe Eric Renard. Não duvido que isso seja alguma estratégia de modo a se apoderar da chave. A qual, por enquanto, está segura, escondida por Rosalee; ou não?

Contudo, mesmo deixando-se um ótimo gancho para a próxima temporada, é inegável a frustração ao ver, bem no clímax, um maldito To Be Continued… Só “amaciado” com a ironia – dos produtores – ao acrescentar em seguida: “Oh come on, you knew this was coming”. Qual é, você sabia que isso aconteceria.

E é isso aí galera, agora só resta esperar a próxima temporada, com a ansiedade a mil, de modo a satisfazer a nossa curiosidade. Até breve, fandom Grimm!

E vocês curtiram? Comentários? Críticas? Sugestões?

P.S: O irmão do capitão bem que pode se tornar regular também, além de atuar bem seria um senhor vilão!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo a Constituição Federal de 1988, Art. 5°, inciso IV: É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.
Por Favor, visitante, seu comentário será muito bem vindo! Contudo, este blog não aceita comentários anônimos!