07 abril 2009

A massacrante felicidade dos outros...


Observação: Este texto é da escritora Martha Medeiros, que recebi via e-mail e, por ter uma mensagem resolvi dividi-lô com os leitores do Espaço da Palavra.

Há no ar um certo queixume sem razões muito claras. Converso com mulheres que estão entre os 40 e 60 anos, todas com profissão, marido, filhos, saúde, e, ainda assim, elas trazem dentro delas um não-sei-o-quê perturbador, algo que as incomoda, mesmo estando tudo bem. De onde vem isso? Anos atrás, a cantora Marina Lima compôs com o seu irmão, o poeta Antonio Cícero, uma música que dizia: 'Eu espero/ acontecimentos/ só que quando anoitece/ é festa no outro apartamento'. Passei minha adolescência com a mesma sensação de que algo muito animado estava acontecendo em algum lugar para o qual eu não tinha convite. É uma das características da juventude: considerar-se deslocado e impedido de ser feliz como os outros são - ou aparentam ser. Só que chega uma hora em que é preciso deixar de ficar tão ligada na grama do vizinho... As festas em outros apartamentos são fruto da nossa imaginação, que é infectada por falsos holofotes, falsos sorrisos e falsas notícias. Os notáveis alardeiam muito suas vitórias, mas falam pouco das suas angústias, revelam pouco suas aflições, não dão bandeira das suas fraquezas... Então, fica parecendo que todos estão comemorando grandes paixões e fortunas, quando, na verdade, a festa lá fora não está tão animada assim! Ao amadurecer, descobrimos que a grama do vizinho não é mais verde coisíssima nenhuma. Estamos todos no mesmo barco, com motivos pra dançar pela sala e também motivos pra se refugiar no escuro, alternadamente. Só que os motivos pra se refugiar no escuro raramente são divulgados. Prá consumo externo, todos são belos, sexy, lúcidos, íntegros, ricos, sedutores, enfim, campeões em tudo! Fernando Pessoa também já se sentiu abafado pela perfeição alheia - e olha que na época em que ele escreveu estes versos não havia esta overdose de revistas que há hoje, vendendo um mundo de faz-de-conta: 'Nesta era de exaltação de celebridades - reais e inventadas - fica difícil mesmo achar que a vida da gente tem graça.' Mas tem. Paz interior, amigos leais, nossas músicas, livros, fantasias, desilusões e recomeços, tudo isso vale ser incluído na nossa biografia.. Ou será que é tão divertido passar dois dias na Ilha de Caras fotografando junto a todos os produtos dos patrocinadores? Compensa passar a vida comendo alface para ter o corpo que a profissão de modelo exige? Será tão gratificante ter um paparazzo na sua cola cada vez que você sai de casa? Estarão mesmo todos realizando um milhão de coisas interessantes enquanto só você está sentada no sofá pintando as unhas do pé? Favor não confundir uma vida sensacional com uma vida sensacionalista. As melhores festas acontecem dentro do nosso próprio apartamento...


Imagem: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://s232.photobucket.com/albums/ee215/seuorkut/imagens/gif/felicidade/felicidade15.gif&imgrefurl=http://refletiresentir.blogspot.com/2008_05_01_archive.html&usg=__aV3jfKSA6bcTGkkPtJBRhIzSLcU=&h=450&w=523&sz=112&hl=pt-BR&start=2&sig2=_laed9NH5_tosyZKUIXOuQ&tbnid=hSVyg-9qhrCffM:&tbnh=113&tbnw=131&prev=/images%3Fq%3DFelicidade%2Bdos%2Boutros%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG&ei=68HbSdLMCoayyQXo293TCA

8 comentários:

  1. Bela e oportuna reflexão.

    Olha, por que isso acontece com a gnte? Mas as vezes sentimos assim mesmo. Não são todos os dias. As vezes bate aquela alegria, um agardecimento tremendo pelo outro,...Mas outro dia, após um erro do outro, um vacilar ou mesmo uma falta leve,...já pensamos logo "na casa vizinha, na família do outro...).

    Ah, decerto é assim mesmo que a vida vai sendo construída. Ninguém é satisfeito completamente a todo momento.

    Lena

    ResponderExcluir
  2. Oi, cá estou retribuindo comentários...

    Eu adoro os textos da Martha Medeiros. E este não conhecia.

    Sobre a pergunta que fizestes, bem, não é bem assim que diz o Apocalipse, entretanto, se isso for uma parte dele, esta chegando cedo hein!?

    Valeu moça!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Olá moça!

    Concordo com seu comentário... Tudo aquilo, é bizarro demais para não ser um princípio do Apocalipse...

    Jesus disse em Mateus: "E ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; olhai não vos perturbeis; pois estas coisas devem acontecer; mas ainda não é o fim."

    E mais adiante: "Haverá fome e terremotos em vários lugares; mas tudo isso é o começo das dores."

    E Daniel 8, como exemplo do que você disse que a Bíblia não pode ser entendida ao pé da letra, fala da quedas das torres do World Trade Center.

    Adoro seus comentários...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Ahh, e depois me fala se é bom "O código da inteligência" que estas lendo...

    Estou com ele aqui do lado pra começar a leitura. Mas antes vou terminar o "Armas, germes e aço".

    Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Tem uma história que é mais ou menos o que você contou:
    Um aluno de história sempre se deslumbrou pelo Egito antigo, pelas grandiosidades da civilização e tudo o mais. Até que se formou, fez mestrado, doutorado e perdeu aquele ardor. O Egito era tão maravilhoso porque em toda a sua história, raramente se menciona derrotas, pois nenhum faraó, ô Deus entre os homens, diria que aconteceu alguma desgraça durante a sua administração, que ele deixou que algum mal caísse sobre seu povo sem o seu consentimento.
    Estudando mais a fundo, sempre tinha aquelas pequenas coisas que com o tempo tiraram o brilho do Egito para aquele estudante.

    Obrigado por voltar ao meu blog! Sempre fico feliz quando antigos leitores retornam!

    ResponderExcluir
  6. De Martha ros recomendo o filme "Divã", que deve estrear na próxima sexta.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Olá, olha eu aqui novamente! Estava com saudades. Como anda a vida?
    Tudo bem?

    Olha, eu achei seu comentário magnífico. Palavras sabias. Parabéns, o blog está muito bom.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  8. Ah! Lembrei agora... Estou de blog novo. É sobre diabetes, e meu convívio com a doença. Se puder dar uma passadinha por lá pra me honrar com sua presença ficarei feliz!
    Fiz o blog ontem pela noite. Foi tão derrepente quanto o outro. Me bateu a vontade de fazê-lo e quando vi já estáva fazendo. Sei que não terá visitas (praticamente), pois é um tema meio fechado. Mas está valendo só pela experiência. Não estou tão preocupado com estatísticas (só um pouquinho,talvez; não quero falar com as paredes, é claro) Mas escrever pra este blog está sendo bem legal. Uma experiência muito boa (aliás, tenho vivido de experiências ultimamente, rsrsrsrs...)

    Então, é isso... Fica na paz!

    ResponderExcluir

Segundo a Constituição Federal de 1988, Art. 5°, inciso IV: É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.
Por Favor, visitante, seu comentário será muito bem vindo! Contudo, este blog não aceita comentários anônimos!