21 abril 2009

Brasília, 49 anos

És moderna, ousada, beleza de puro concreto; "alma" de puro abstrato; És fruto de um sonho, quimera...

Eis que surge, altiva sob o horizonte; ela! Brasília, meu derradeiro amor primeiro; E meu amor eterno!

"Céu de Brasília, traços do arquiteto... Gosto tanto dela assim..." (Lilás, Djavan)



Brasília é conhecida como capital da Esperança! Apesar de, infelizmente, muitas vezes ser apenas associada à roubalheira e corrupção devido ao fato de ser o centro político administrativo do país e pela corja da classe política. Brasília é uma cidade ímpar, especial e de uma riqueza cultural impressionante! Tem toda uma aurea mística, levando-se em conta a famosa profecia do italiano Dom Bosco, que em 1883 teve uma visão acerca da latitude e longitude da nova cidade e adiantou que "seria uma terra de fartura e beleza". De acordo com esta, a nova capital seria uma civilização cuja missão era reger o terceiro milênio. Além disso, ela é vista por muitos sob o prisma místico-religioso, oferecendo aos visitantes, sejam peregrinos ou não, alternativas para o turismo de mitos, crenças e espiritualidade. Nem só de poder e política se caracteriza a capital federal. Há, inclusive, tese de que a criação de Brasília apresenta singulares similaridades à construção de Akhetatonm, cidade egípcia que existiu há 3580 anos - assunto para outra hora, na nova coluna do blog: Enigmas da Humanidade.




Pode-se enfatizar também, que a cidade é fruto da obstinação de um dos ícones mais exaltados - ao menos pela maioria - da história do Brasil, o presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira que representou um período de crescimento industrial, o conhecido 50 anos em 5, além de cumprir o objetivo de transferir a capital do Rio de Janeiro para Brasília, no intuito de incentivar o desenvolvimento no interior do país. A capital mescla culturas devido ao fato de, desde sua construção, abrigar pessoas dos mais diversos locais do país. O resultado disso, é uma miscigenação cultural, que enriquece a identidade da cidade. Cariocas, mineiros, são-paulinos, etc, que também são brasilienses - de coração - que fizeram e ainda fazem história... Tudo isso e mais um pouco, faz da capital uma cidade única e singular... Não se trata de tecer uma tese acerca da história da capital, mas de uma singela a homenagem na qual esta carioca vive desde pequena e, por esta mesma razão, é meu lugar do coração, é minha cidade, meu lar, meu porto seguro... E, não se pode concluir esta singela homenagem, sem citar o indescritível céu azul da capital... Quem teve a oportunidade de observar o pôr do sol, ou mesmo o céu estrelado, em noites de céu límpido, entenderá do que estou falando. Quem teve a chance de contemplar o esplendor desta visão, saberá no fundo de sua alma, que Brasília é mais que apenas a errônea visão associada à corja política do país.... Parabéns, Brasília por seus 49 anos!






Lilly Soares





Para Saber mais sobre a construção de Brasília clique aqui.

Imagens: Google




7 comentários:

  1. OI Lilly, tudo bom ? Obrigado pela visita ao meu blog e pelos comentários. Volte sempre vou gostar mto.
    Entrei como seguidor do seu blog pois achei os textos bastante interessantes.
    Um bfs e um abraço

    ResponderExcluir
  2. Tão nova e já tão doente...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lilly, belo post sobre Brasília. Tenho muita vontade de conhecer aí. Tenho até vergonha de falar que conheço tantos lugares neste nosso país e não conheço a nossa capital. Pena que apesar de ser um lugar tão majestoso, é um local mencionado nos caso da corrupção vergonhosa dos políticos brasileiros.

    ResponderExcluir
  4. Tudo bem, Brasília é linda. Ouvi comentários sobre o céu estar mais próximo da terra por ai. Mas bem que o Congresso(por dentro) estraga um pouco a paisagem, não?

    Poderia voltar pro Rio, combina mais. ( comentário completamente preconceituoso com os cariocas =))

    ResponderExcluir
  5. Saudades, mora também no meu coração mineiro nossa capital. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Edu Caray,

    Meu personagem na A.T.U.M.

    (explicando, para não parecer um desconhecido)

    Abraços,

    Victor

    ResponderExcluir

Segundo a Constituição Federal de 1988, Art. 5°, inciso IV: É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.
Por Favor, visitante, seu comentário será muito bem vindo! Contudo, este blog não aceita comentários anônimos!