30 julho 2009

O Voo da Águia


A águia pode viver por 70 anos. Sabe por quê?
A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver 70 anos, mas, para chegar a essa idade, aos 40 ela tem de tomar uma séria decisão.
É nessa fase da vida que ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontadas contra o peito estão suas asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas e voar já é tão difícil...
A águia então tem duas alternativas: morrer ou enfrentar um dolorido processo de renovação que vai durar 150 dias. Esse processo de renovação consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se em ninho próximo a um paredão onde não necessite voar.
Após encontrar esse lugar, a águia começa a arrancar suas unhas. Quando começam a nascer as novas unhas, ela passa a arrancar as velhas penas. E, só cinco meses depois, sai para o famoso voo de renovação e para viver então mais 30 anos.
Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um voo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e velhos hábitos que nos causam dor.
Somente livres do peso do passado, podemos aproveitar o resultado valioso que a renovação sempre nos traz.


Fonte: Jornal Carta, 09/05/2003; www.tonoticias.jor.br
Crédito da Imagem: Google

5 comentários:

  1. Jura? Pensei que só a fênix renascesse das cinzas...

    ResponderExcluir
  2. Uma bela metáfora. Há momentos em nossas vidas que devemos dar um tempo para renovar as nossas energias e seguir em frente buscando o nosso ideal de liberdade, conquistada pela sabedoria oriúnda da experiência.
    JBCPOETA (dihitt)

    ResponderExcluir
  3. Nossa Lilly, muito bonito, fiquei impressionado com o texto! Vejo que voltou inspirada a postar mesmo, hen... Ainda não conferi o seu post anterior, e nem respondi o comentário ainda lá no meu blog, he he, tenho andado distante um pouco dos meus blogs... Acho que estou fazendo que nem a águia, entrando num processo de renovação para depois resurgir e viver novamente, rsrs... Mas tocando a vida pra frente...

    É bom tê-la de volta!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Na verdade, não é bem assim. Quem entende de águia sabe que as coisas não se passam desse jeito.

    Mas o que vale é a mensagem em si: podemos renovar os projetos, passar a limpo os conceitos, fazer a faxina da vida e torná-la melhor.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto, quem não para e se renova, para de vez, tudo na vida precisa da renovação do ar ao mar.
    Abraços fotes

    ResponderExcluir

Segundo a Constituição Federal de 1988, Art. 5°, inciso IV: É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.
Por Favor, visitante, seu comentário será muito bem vindo! Contudo, este blog não aceita comentários anônimos!