17 agosto 2009

Guerra por audiência à serviço da Desinformação...


Jurei a mim mesma que não abordaria neste blogger acerca das acusações contra a Igreja Universal do Reino de Deus - IURD. Primeiro, porque religião é um assunto complicado e delicado... Deve-se ter muito cuidado ao abordá-lo, tanto para não dizer asneiras, quanto para não atiçar a sanha de "xiitas" e seu vil fanatismo, e também sob o risco de ser erroneamente interpretada por quem não demonstra ou possui nenhuma religiosidade. Afinal, a constituição garante a liberdade de crença e consciência e, acredito, tanto os que professam uma fé religiosa, quanto os ateus merecem o devido respeito! Contudo, considero relevante esclarecer alguns aspectos sobre as denúncias do Ministério Público de São Paulo contra a IURD, tendo em vista que a Guerra Midiática Globo X Record deturpa a informação e mascara a realidade. É claro que, nutrida de senso crítico e, tendo aprendido no curso de comunicação social, habilitação: jornalismo - e ainda há quem diga, equivocadamente, que de nada serve jornalista ter curso superior - que imparcialidade e objetividade jornalísticas são mitos, não acho exagero se alegar que a Rede Globo se deleitou ao conceder o espaço de 11 minutos em seu telejornal para noticiar as denúnicas contra a IURD. Principalmente, se se considerar a constante guerra por audiência - Ibope - entre as duas emissoras e que, em alguns horários, como na exibição do reality-show: A Fazenda, a Rede Record tem saído à frente do concorrente No Limite da emissora rival. Não se pode negar, todavía, que existam assuntos relevantes e de interesse público os quais não recebem o devido destaque da Rede Globo. No entanto, nem isso muda o fato de que as denúncias do Ministério Público contra a IURD não constituem um factóide - jargão jornalístico - isto é, algo infundado ou inverídico que se pretende "vender" como notícia. O bispo Edir Macedo age como quem quer insultar a inteligência dos cidadãos brasileiros. Nos programas jornalísticos da Record - aliás essa emissora e a IURD não podem ser dissociadas - atribuem-se as denúncias a uma estratégia da Rede Globo para desmoralizar e prejudicar a emissora rival, na disputa pela supremacia da audiência. Em outros termos, tira-se o foco da gravidade daquelas e, "vendem" a imagem do figurão da IURD, como uma pobre "vítima" de uma injusta perseguição... Aliás, algo em moda, não? Ao menos na deplorável classe política de nosso país. Noticia-se um escândalo e, logo em seguida, seu ator principal posa de vítima...
E, quando os defensores da IURD não apelam para a versão de uma estratégia sórdida da emissora rival, deixam-se doutrinar - para não dizer que sofrem lavagem cerebral - pelo argumento medieval e obscuro, no qual os "contratempos" da IURD são frutos da artimanha do Diabo. Isto mesmo, envolvem até o sobrenatural no assunto, no intuito de "santificar" ou eximir de responsabilidades, o bispo Macedo e seus comparsas. Trata-se de argumentos estaparfúdios para tentar justificar o injustificável... Já vem de anos, o conhecimento de que a IURD comercializa a fé, explora a boa-fé dos fiéis humildes que procuram apoio e consolo espiritual... Ora, basta conhecer alguém que tenha convivido com um destes fiéis que confessam, dão tudo, ou quase tudo, do pouco que possuem... Ou, basta ver os vídeos no You Tube - vejam aqui - dos poderosos da IURD combinando de como arrancar dinheiro dos fiéis... Ah, e há de se perguntar, de onde veio o dinheiro astronômico para a Record contratar o apresentador Gugu Liberato, tirando-o do SBT, antes da rescisão do contrato e, arcando também, com as despesas da multa milionária por quebra de contrato... Ah, há de se perguntar também, como estes fiéis, acreditam na hipótese que a TV do Diabo que desbancar a Record? Alguns defensores, dizem que o dinheiro da IURD investido no canal de TV, se justifica pela função de evangelizar... Contudo, gozado, programas de assuntos religiosos, só são exibidos nas altas horas da madrugada... Assim como os programas que investem em educação da Globo, são sempre exibidos em horários ingratos, onde se dorme, ou se está acordado para ir ao trabalho ou para escola. Ou seja, desculpa esfarrapada. Além disso, como esses fiéis não veem que a Record, mete o pau, diz que a Globo é a TV do Diabo, mas copia descaradamente sua programação? A quem tem um mínimo bom senso e se mantém bem informado, sabe que é antiético e amoral a exploração da boa-fé dos fiéis da IURD. E, que se houve dinheiro desviado, é crime, portanto, as denúncias devem ser eficazmente investigadas, e os responsáveis devidamente punidos... Se a Justiça do nosso país, nem tem um bom histórico, quando se trata de punir culpados afortunados, já é assunto para outra hora... Agora, Edir Macedo e Cia e IURD, nos poupem do seu cinismo... E, lembrem-se que nem todos são as suas vítimas de lavagem cerebral!


Crédito da Imagem: Google

5 comentários:

  1. Oi Lilly, rsrs, vejo que o povo tá tudo revoltado com esse pilantra! Mas é pilantragem em tudo que a gente vê nesse país, hen... Até envolvem Deus em vossas corrupções!

    Agora, assim como você, prometi a mim mesmo que não trataria de assuntos do tipo em meu blog, pelos mesmos motivos, mas há de se conivir que tem coisas que não dá pra passar o branquinho em cima! Estou revoltadíssimo!!! O talzinho é muito, mais muito cara de pau mesmo!!! Se você ler suas reflexões, dar uma conferida em seu blog, vai ficar estupefata com tamanha hipocrisia dele e ingenuidade de alguns bobos de corte que ficam aplaudindo esse picareta de pé.

    He he, também toquei no mesmo ponto que você citou em meu texto, com relação ao fato da Record querer ser igualzinha á Globo e ainda dizer que a mesma é do diabo. Quer dizer, tecnicamente falando, a Record é do demônio até as 1 da manhã, quando começam os "programas de Deus". Mas é engano pensar que o "Fala que Eu Te Esculacho" é voltado á falar de Deus... Pelo amor do próprio! Até neste programa eles falam da Fazenda! Afff!!!

    Eu realmente estou revoltado, e minha revolta só vai passar se um dia eu ver essa igreja do cão, desculpe a palavra, com as portas fechadas e os autores deste crime contra a sociedade em cana! Talvez nunca passe essa revolta...

    Lilly, já pensei no assunto para a coluna sobre Fé que me pediu pra escrever. certamente escrevo ainda esta semana.
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Bem, ao menos em Teoria o Fala que Eu te Esculacho fala de Deus, não vi ele falar de A Fazenda, mas ele fala (mal) das novelas da Globo... De atores da Globo... Qdo o pastor, não debocha vil, explícita e covardemente, do pobre e humilde fiel que se expõe via TV... Sempre me revoltei com essa corja canalha da Universal. É claro que todo e qualquer ser que usa o nome de Deus em vão, e na prática faz coisas contrárias ao que Jesus pregou, já é algo deprimente, mas esse cara da IURD... Aff, será que aprendeu tamanho cinismo e hipocrisia com os políticos?

    ResponderExcluir
  3. É, talvez em teoria o programa seja voltado á falar de Deus, mas eles sempre dão um jeito de falar da religião deles através de programas como A Fazenda, seus jornalísticos, suas novelas, ou então criticando a Globo. Teve até um dia que esse programa conseguiu a liderança de audiência falando da fazenda. O que importa pra eles, não é converter, passar de Deus, é sim dar audiência pra Record e moral pra sua igreja! É vergonhoso. Como brasileiro e cristão, eu tenho vergonha da IURD.

    ResponderExcluir
  4. O problema é que a Record quer justificar o injustificável!

    ResponderExcluir
  5. ola amiga Lilly passando e comentando como voce mesmo disse tem assunto que tem que ser relevado e religião e uma delas mas li sua postagem e concordo que A Rede Record e na verdade um meio de ganhar dinheiro sim... mas que perante a lei do homem não tem nenhum impedimento para isto...enquanto a lei de Deus cada um responderá pelo seus erros e com este pensamento que prefiro encerrar este comentário..obrigado...fuiiiiiiii

    ResponderExcluir

Segundo a Constituição Federal de 1988, Art. 5°, inciso IV: É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.
Por Favor, visitante, seu comentário será muito bem vindo! Contudo, este blog não aceita comentários anônimos!