16 dezembro 2008

Cadê o verdadeiro Espírito de Natal?



Aproveito para fazer uma breve apresentação; este será o novo endereço do Espaço da Palavra, já que oferece mais diversidade de recursos. E, também maior capacidade de texto. Contudo, quero aproveitar o corrente mês, para instigar a reflexão: Cadê o verdadeiro Espírito de Natal? Sempre ouvi dizer que Natal era um período depressivo e, sempre estranhei, ora, as festividades de fim de ano, sempre me foram motivo de alegria, ansiedade e, sobretudo de grandes expectativas... Eu disse, foi! Já faz uns três anos, ou mais, que não sinto mais a sensação, outrora provocada, e, nem sei bem o porque. Talvez seja porque já se deturpou tanto o sentido do Natal, aliando-a à uma lógica capitalista - consumista, que nem sequer se lembram, muitos, de que dia 25 de Dezembro é para se comemorar o nascimento de Jesus Cristo. Pior, já no fim de Outubro, os shoppings já começam os enfeites, sempre enfatizando a figura do Papai Noel e das árvores, pouco se lembrando que o real símbolo, representante do significado de Natal é o presépio...

E toda aquela conversa, de deixar transparecer o lado bom, a compaixão, a solidariedade, por ser época de Natal e blá, blá, blá. Então, está tudo bem em ser uma pessoa mesquinha, chata, egoísta, arrogante - dentre outras coisas condenáveis - o ano todo, desde que no fim do ano, você se torne a "melhor" pessoa do mundo? E por que não ser assim sempre? Já tem tanta coisa ruim nesse mundo, porque não procurar ser uma pessoa melhor todos os 365 dias do ano, contribuir, ainda que fazendo uma pequena parte, para a construção dum mundo melhor? Bem, termino meu protesto, se é que se pode dizer assim, com um vídeo da música: Natal todo Dia, do grupo Roupa Nova, que diz, ou melhor, canta; a indagação feita acima.



Video: http://br.youtube.com/watch?v=pYA_j6QlL0w&feature=related

3 comentários:

  1. Ahh guria...
    Gostei do seu novo blog!

    O terra andou modificando um pouco lá, e deu pra se perder legal... hehehe.

    Vou modificar o endereço do link que tenho cadastrado no meu blog, e obrigado pela visita...

    Sem sombras de dúvidas, vou voltar sempre aqui...

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Menos uma no Terra?
    Beijo e boa sorte

    ResponderExcluir
  3. Eu acho ótimo alguém se lembrar do verdadeiro Espirito Natalino, porque é a pura verdade. Esquecemos do verdadeiro simbolo Jesus para nos apegar em icones do consumo como Papai Noel e Arvores. Devemos lembrar do verdadeiro significado do Natal e não do que o comércio fez dele.

    ResponderExcluir

Segundo a Constituição Federal de 1988, Art. 5°, inciso IV: É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.
Por Favor, visitante, seu comentário será muito bem vindo! Contudo, este blog não aceita comentários anônimos!