21 janeiro 2013

American Horror Story / Continuum

Review: S02E12


Enganou-se quem pensava que AHS não teria  nada para mostrar em mais dois episódios... E em Continuum Ryan Murphy nos dá a mostra que surpreender é seu lema. E de súbito, já se causa tal reação ao mostrar Kit bem a vontade, sujo de sangue e segurando um machado. A partir daí, constata-se que o plot de aliens se não foi devidamente explicado, ao menos teve um desfecho e infelizes consequências. Grace, tentando entender o que passara, tornou-se meio obcecada com o tema abdução, gerando incomodo e raiva em Alma. E para contrariar a felicidade mostrada na foto de família - com Kit suas duas esposas e filhos - num ato de extrema covardia, a primeira esposa, Alma, mata Grace a machadadas. Além de acabar indo parar em Briarcliff.

O que ninguém esperava, é que Lana, a jornalista feita prisioneira em Briarcliff, por ousar ter enfrentado a irmã Jude, e que passara pelo pão que o diabo amassou, deixasse a fama subir a cabeça e acabasse se esquecendo de sua promessa de destruir e acabar com o lugar onde tanto sofreu. Com certeza, foi o que houve de mais surpreendente no episódio, uma vez que a personagem inspirava simpatia no público que se sensibilizava com o seu sofrimento e ficava tenso sempre que Lana tentava se livrar de seu calvário e acabava se dando mal. Esquecendo-se de sua promessa, ela escreveu um livro cheio de meias verdades e invencionices para valorizá-lo no mercado literário. Lana chega a demonstrar certo remorso e culpa, nada que as "glórias" e aplausos dos holofotes não a façam esquecer.

A história de ambos os personagens volta a se cruzar quando Kit vai solicitar um autógrafo e, indignado cobra de Lana a sua promessa. Sem nem um pingo de vergonha, a moça diz que fez o que pode, mas que havia seguido em frente. E nem a revelação de que a irmã Jude ainda estaria viva, faz Lana sentir-se envergonhada por trair seus ideais de justiça. A pobre irmã Jude, mais uma vez, deixou-se enganar pelo vaidoso e sem escrúpulos monsenhor, indiferente aos malfeitos e martírios praticados em Briarcliff, já que seria promovido a cardeal e só se importa com seu ego. Naturalmente, irmã Jude fica entregue a própria sorte, e como não poderia ser diferente, acaba por enlouquecer naquele fatídico lugar. Ela cismara que as parceiras de quarto, eram a anjo da morte a persegui-la.

Jessica Lange é show de interpretação. Inicialmente uma vilã e depois uma vítima das circunstâncias, ela dá em tom certo todos os nuances da personagem. Aposto como todo bom fã de AHS torce para que a personagem ainda tenha a sua reviravolta, que lhe seja feita justiça. Três personagens morrem: Grace, Alma e Pepper. Nos tempos atuais, o filho de Lana e dr Thredson está obcecado em encontrar a mãe que nunca o quis e amou, de forma a completar o trabalho de seu lunático e sanguinário pai. Será que roteiristas intencionam associar atos insanos e instinto assassino aos genes? Ou a um complexo de abandono? O rapaz vai atrás de um livro autografado por Lana, e confessa querer matá-la. O que a season finale nos reserva de surpresas? Quais serão as últimas peças deste instigante quebra-cabeças? Espero que o final seja ainda mais surpreendente, que AHS feche com chave de ouro e que a já confirmada terceira temporada seja ainda melhor que a atual. E que venha a season finale!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo a Constituição Federal de 1988, Art. 5°, inciso IV: É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.
Por Favor, visitante, seu comentário será muito bem vindo! Contudo, este blog não aceita comentários anônimos!