29 janeiro 2013

American Horror Story/ Madness End (Season Finale)

Review: S02E13

Minhas preces foram atendidas e a season finale de American Horror Story não foi decepcionante como a da primeira temporada. E as estrelas foram sem dúvida: Jéssica Lange e Sara Paulson, Irmã Jude e Lana Winters, respectivamente. A primeira deu show como uma personagem que foi de vilã a vítima, mas que independente disso, sempre teve o carisma do público. E a segunda interpretou uma "mocinha" bastante verossímel, tendo também suas falhas, contudo é um exemplo de coragem, determinação e literalmente vontade de viver.

O episódio inicia-se nos tempos atuais, onde Johny o filho de Lana e dr Thredson, passeia em meio aos escombros de Briarcliff, ouvindo um audiolivro em que sua mãe conta o suplício vivido naquele lugar. Assim nos é revelado o exato momento no qual Johny se transforma no atual Bloody Face. O que ocorre quando ele mata o casal em busca de bizarra aventura, logo ao início da temporada. Depois, volta-se no tempo e enquanto Lana concede uma entrevista sobre sua carreira e passado, nos vai sendo apresentadas as demais peças que fecham essa quebra-cabeças. 

Lana então conta sobre quando, finalmente, fechou Briarcliff. Aqui, demonstrando um certo quê de remorso, pela promessa não cumprida no episódio anterior, ela conta uma versão heróica em que teria salvo a irmã Jude, revelando que tal nunca aconteceu. A narrativa segue e, eis a surpresa, Kit Walker fora o responsável por ajudar a irmã, mantida lá com outro nome, de modo a ser esquecida. Justiça seja feita, Evan Peters é um dos excelente atores da nova geração e foram emocionantes os momentos em que ele e seus dois filhos, Julia e Thomas conviveram com a irmã Jude. Além de demonstrar que a compaixão e o perdão, vem de onde menos se espera. Destaque também para a cena em que, certa de já ter vivido tudo o que tinha para ser vivido, Jude se despede das crianças, de Kit e entrega-se ao beijo da anjo da morte.

Por outro lado, durante toda a entrevista de Lana é perceptível seu ar de infelicidade, apesar do sucesso na carreira. E apesar de ter encontrado um novo amor, Marian. "Escondido" entre os membros da equipe de jornalismo, Johny prepara-se para confrontar a mãe que o abandonara. Surpreendentemente, vemos que em determinado momento de sua vida, Lana chegou a ter curiosidade sobre como estaria seu filho. Certa vez, quando menino, ela observou-o de longe e até chegou a defendê-lo de outros que dele caçoavam. Aliás, tal revelação surge ao apontar as mentiras desvendadas e ao alegar que sua fama se construiu sob uma mentira.

Há de se destacar o desfecho do cretino-mor, o cardeal Howard. Com os podres revelados por Lana, revelou-se também outros ainda piores, como os ossos enterrados, frutos das experiências bizarras com humanos da parte do dr Arden, e o acobertamento do então monsenhor Timothy. Lana encurralou-o, colocando diante de câmaras de TV e o confrontando ao vivo. Assim como político gosta de fazer, o cardeal se esquivou das perguntas e tentou negar, mas a culpa o corroeu por dentro e acabou levando-o ao suicídio. E depois, quem diria, a história se repete. Digo isso porque, ao final da entrevista, quando Lana fica a sós com Johny, revela saber quem ele é. Johny diz a ela o porquê de sua loucura, ele teria ouvido uma fita na qual Lana revela que jamais poderia amar o bebê que esperava e que o mataria de modo a afrontar o dr Thredson.

Contudo, num misto de forte instinto de sobrevivência, com esperteza e inteligência, Lana utiliza-se de psicologia reversa e, fingindo ter pena e compaixão de Johny, o desarma e acaba por dar fim nele, da mesma forma que fez com o pai dele. Por isso, digo que a história se repete...
Ao final, num flashback, temos a cena em que Jude e Lana se conheceram. Na qual Lana era apenas uma jornalista aspirante à fama, que entrava em Briarcliff, querendo contar uma grande história. Irmã Jude, nos seus tempos de vilania, como uma filósofa, a adverte que deve-se ter cuidado ao encarar o mal de frente, pois o mal a olhará de volta! Ou seja, Lana acabou conseguindo o que tanto queria, mas não sem pagar um alto preço por isso!

Apesar de alguns happy ends, não considero que o final tenha sido clichê, afinal também tiveram desfechos tristes. No conjunto da obra, o desfecho foi satisfatório e apenas comprova o que já era sabido pelos fãs, que a segunda temporada samba de lavada, na primeira. Agora, ponto negativo: o plot dos Aliens. Só esclarecendo que sou fã desci-fi e que nada tenho contra o tema, afinal minha série predileta é Arquivo-X. Infelizmente, é impossível discordar de outros fãs, cujas críticas alegam que ficou sem explicação plausível e em conformidade com os demais temas abordados da série. Apesar disso, a série foi excelente e aposto como todos seus fãs já contam o tempo para a estreia da terceira temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo a Constituição Federal de 1988, Art. 5°, inciso IV: É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.
Por Favor, visitante, seu comentário será muito bem vindo! Contudo, este blog não aceita comentários anônimos!