16 janeiro 2013

The Mentalist / Little Red Corvette




Review: S05E12


Episódio fantástico. Aliás como toda a quinta temporada de The Mentalist! Eis o que a série precisava um inimigo astuto, hábil... da estirpe para enfrentar Patrick Jane; e em Little Red Corvette temos esse deleite. É como se fosse um jogo de xadrez onde cada um traça a sua estratégia visando dar o xeque-mate em seu adversário. Teresa Lisbon segue decidida a por as garras da Justiça sobre Tommy Volker e não poupará esforços para obter seu intuito, ainda que para isso, tenha de desprezar as regras as quais tanto preza. Aliás, pontos altos do episódio: Jane ensina Lisbon a utilizar-se de artimanhas e truques, isto é, neste caso, a manipular os outros de forma a obter o que se precisa e deseja. Quem diria? Podemos ver Lisbon mentindo na cara dura para uma juíza e até chantageando o promotor Ardiles somente para conseguir acesso a algumas provas.

Dois meses atrás, assim se inicia o enredo do episódio e percebe-se que o rastro de morte sob o mando de Volker já existia antes mesmo de Lisbon e equipe cruzarem seu caminho. Lisbon queria pegá-lo por supostamente ter proporcionado um assassinato em massa, de uma tribo indígena da Amazônia cuja existência atrapalhavam seus planos de negócios lucrativos. Um processo para averiguar isso havia sido aberto e logicamente, como num "passe de mágica" quem poderia testemunhar algo contra Volker, morria. Uma das testemunhas, havia sido convencida a depor por Lisbon e depois morrera. Agora, a equipe descobre mais uma morte, de um geólogo que testemunharia contra o inescrupuloso empresário. E Jane descobre uma pista do que poderia ter sido uma testemunha da morte do geólogo.

Tratava-se de uma criança, Marvin Pettigrew, cujo o fato de estar vivo, deve-se à piedade de um dos capangas de Volker que o deixara escapar. Lisbon acredita ser um garoto imaginário, e segue, a priori via meios legais, tentando encontrar provas contra o empresário. Enquanto isso o mentalista segue seus instintos. Paralelamente, Volker mantém-se sempre por perto, num misto de fingir indiferença e despreocupação em estar sendo investigado, e de forma sutil, soar ameaçador a quem ousar se intrometer em seu caminho. Em determinadas partes, Lisbon toma atitudes não exatamente legais e por vezes de ética duvidosa, sempre seguindo os conselhos de Jane, de forma a se aproximar cada vez mais de seu objetivo. Por isso a metáfora do xadrez, cada qual com sua estratégia, em busca derradeiro ato de vitória...

Mas eis que no meio do caminho tinha um capanga que tinha certo escrúpulo... Seguindo a intuição de Patrick Jane, a equipe do CBI chega a Doyle, o capanga que sem dizer uma palavra para entregar seu chefe, dá todo o serviço ao Jane, ao não conseguir esconder que salvara o garoto. O que nem Jane imaginava, é que alguém no CBI. agindo como X-9, o popular dedo-duro, entregava todo o serviço para Volker e por esta razão, Lisbon chegava perto de conseguir provas para capturá-lo, porém na hora H sempre se frustrava. Contudo, quando Volker tenta corrigir o erro de dois meses atrás e vai atrás do menino, as coisas mudam de figura. Assim como Doyle, agora também morto, outro se recusa a dar cabo do menino e o empresário, em pessoa, pretende matá-lo. Agora, a equipe do CBI está ciente de que Volker  sabia de todos os seus passos e correm contra o tempo para salvar o menino.

O inescrupuloso até consegue alcançar o garoto, cuja esperteza o faz ir com ele de forma relutante; além de chamar a atenção gritando por socorro. Felizmente, Risgby teve o insight de deduzir aonde Marvin estaria e Lisbon e Jane chegam a tempo para respectivamente imobilizar o empresário e salvar o garoto. Tem-se direito até a um happy end digno de novela, no qual Jane proporciona o reencontro de Marvin e sua mãe, a qual chegara até, a pensá-lo como morto. E nos é revelado que a X-9 é Brenda, a responsável pela área de comunicação da CBI. Ao que tudo indica, o "desfecho" do episódio é apenas a ponta do Iceberg, e que tal plot ainda tem muito a explorar... Afinal de contas, Volker já se safara tantas vezes e, com sua astúcia, sem dúvida ainda dará muita dor de cabeça a Jane, Lisbon & Cia. Teria Brenda, ajudado, de outras vezes, a Red John? Que mais ela estaria aprontando? Só nos resta esperar os próximos episódios e o desenrolar da carruagem!

E vocês que acharam? Comentários? Críticas? Sugestões?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo a Constituição Federal de 1988, Art. 5°, inciso IV: É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.
Por Favor, visitante, seu comentário será muito bem vindo! Contudo, este blog não aceita comentários anônimos!