31 janeiro 2013

The Mentalist / The Red Barn

Review: S05E13

Revelações Bombásticas!

Oh my God, fodástica essa quinta temporada. E em The Red Barn não poderia ser diferente. Inicialmente, temos momentos divertidos como a festa surpresa que Wayne e equipe prepararam para agente Lisbon e a mesma tendo que lidar com um stripper inconveniente.  E depois vieram as revelações bombásticas...
Num caso que, a priori, poderia facilmente ser encarado como mais um caso da semana, acaba sendo o responsável por descobertas inesperadas.

Bom, tudo começa quando Jane e Risgby vão verificar um chamado e descobrem ossadas de três corpos, os quais ali estão há 25 anos. Porém as coisas começam a esquentar quando Jane descobre a carinha sorridente - geralmente escrita em sangue da vítima - cuja função é ser a marca registrada do lendário Red John. E daí para frente, segue-se rumo a novas e interessantes descobertas, capazes de deixar o espectador de queixo caído. A começar pelo fato de que as três vítimas eram membros da Visualize, a seita liderada Bret Stiles, que várias vezes, cruzara o caminho do mentalista e da equipe do CBI.

Mediante investigação, descobre-se que a Visualize pretendia expandir os negócios - para além do papo manipulativo de autoajuda - investindo em agricultura, visando formar um império agrícola.  E que em 1988 era dona da fazenda Elliston comandada pelos três mortos: Bradovich, Talbot e Charney. Cooper - membro da seita que incluso já tentou depor Bret Stilles - informa a Jane e Lisbon que em meados de Julho de 88, a seita não teve mais informações sobre os três. Aliando o trabalho de fuçar, que a investigação permite, mais as habilidades peculiares de Jane,  o porquê e quem é o responsável por uma das três mortes, nos é revelado. A srta Preston, filha de uma senhora com Alzheimer matara Bradovich em defesa de sua mãe que o repreendera por maltratos a animais. Ao confessar, ela narra que quando ela e mãe foram esconder o corpo, haviam encontrado os outros dois, além de ter sentido a sensação de que "alguém" as vigiava.


E eis a revelação bombástica, os outros dois corpos eram vítimas do que então mais para frente, seria o temível serial killer Red John. Mais ainda, em sua juventude, ele teria sido um dos membros da Visualize. Este crime foi cometido uns 10 anos antes do crime o qual ficou conhecido como sendo oficialmente de RJ. Além disso, o comportamento misterioso de Jane, de não deixar Lisbon ver o que ele fazia em seu esconderijo, nos é revelado, o mentalista fazia um mural com a retrospectiva de todos os passos do famoso serial, com fotos das vítimas e um mapa, provavelmente, traçando o perfil geográfico do assassino.

Como se não bastasse, ele diz ter se lembrado das 2.164 pessoas que já o cumprimentaram apertando-lhe a mão - ok, exagero da série, mesmo para um personagem que é mostrado como um gênio - desde a morte de sua família e que já havia descartado quem não poderia ser RJ, restando apenas 408 nomes. E a informação de que em 1988 Red John esteve na fazenda Elliston, permitiria descartar mais nomes desta lista de suspeitos. Apesar de sua parceria e cumplicidade com Lisbon, Patrick recusa-se a dizer algum destes nomes? O que isso indicaria? Outro ponto importante, Ray aparece como um velho amigo cujo intuito é oferecer uma nova oportunidade de trabalho para Lisbon. Esta se recusa for fidelidade a Jane, porém descobre que Ray sabia de todas as informações sobre o caso em questão, além de ser mais um membro da Visualize. Aí tem...

Pena somente, que não tivemos a presença do próprio Bret Stiles, brindando-nos com sua inteligência e astúcia tão sagazes quanto as de Patrick Jane e assim, seus diálogos e embates impagáveis. E obviamente, que a Visualize vai se recusar a ajudar, fornecendo a lista de seus membros de 1988, ou de qualquer outra forma. Seja quais forem os mistérios a serem respondidos, infelizmente, teremos um maldito hiatus, e episódio inédito só lá para o dia 17 de fevereiro.  Até lá, resta-nos especular sobre os prováveis nomes da lista, assim como torcer para que tenha um ou dois episódios focados na investigação de tal lista. Haja ansiedade e expectativa para assistir os ótimos enredos com o qual nos brinda a season 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo a Constituição Federal de 1988, Art. 5°, inciso IV: É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.
Por Favor, visitante, seu comentário será muito bem vindo! Contudo, este blog não aceita comentários anônimos!