24 março 2013

Supernatural / Goodbye Stranger


Review: S08E17


Episódio fodástico, valeu a pena esperar o helliatus. E como de praxe, episódios com Castiel sempre são show de bola e como não poderia ser diferente, ele foi o destaque aqui. Em particular, na sua atuação robótica e cara extremamente fria com a qual mata Dean repetidas vezes - brilhante cena de impacto e chocante - ratificando assim, o que já se suspeitava: Naomi não presta e não medirá esforços para obter o que deseja, ainda que tenha de usar seu marionete de modo a remover os obstáculos.

Um aparente caso da semana, de mortes inusitadas e misteriosas se revela, na verdade, a procura de demons da localização da cripta de Lúcifer, ou uma delas, de forma a obter a tábua dos anjos. Informação importante para o desenrolar da trama central da temporada, mas que se ofusca perante a trama de Castiel. O tempo todo distante, contido, ele ajuda aos Winchester ao mesmo tempo em que pretende atrapalhá-los, ou melhor dizendo, usá-los de acordo aos interesses escusos de Naomi. No entanto, é nítido o desconforto de Cass ao seguir as ordens, como se nem toda lobotomia nele realizada, apesar de seu poderio sobrenatural, fosse capaz de enterrar seus laços de amizade com Dean.

Temos também, o retorno dos que não foram, rs, no caso Meg e Crowley e, no caso da primeira, devo confessar, pela primeira vez, gostei da participação. Ela havia passado um ano sob tortura, por ser a única, talvez, a conhecer os paradeiros das criptas. Esperta e sagaz como sempre, enganara os lacraios de Crowley, dando-lhes pistas errôneas e que na prática, os faziam andar em círculos, ou então ir direto ao encontro de Cas e por meio dele, serem mortos. Legal ela bancando a terapeuta de Sam, por assim dizer, dizendo conhecer seus íntimos e profundos pensamentos e sentimentos e dizendo que a mulher que o afastara durante o ano da vida de caçadas, seria como a criatura mítica, unicórnio.

Temos também Dean descobrindo - ele sempre descobre, quando o Sam irá aprender isso? - que o irmão caçula não anda tão bem quanto apregoa e Castiel confirmando, além de alegar que Sam para de se enganar  e aos demais, alertando-o de que ele foi atingido de um forma, devido aos tais testes, que nem mesmo ele, com todo o poder e glória angelical poderia fazer algo por ele...
Contudo, para não me alongar: vou direto ao clímax, ao ponto alto do episódio.... Assim como na cena impactante do início, chegamos ao ponto em que Cas e Dean, cara a cara, se encontram num impasse. Manipulado por Naomi, Cass tem de matar seu velho amigo e entregar a tábua. Porém o que se vê, e ninguém pode negar, é ele relutante, tentando encontrar um termo em que não precise matar a Dean.

Aí, numa cena - que me lembrou uma outra marcante da season finale da quinta temporada - Castiel começa a socar Dean, detonando aquele rostinho lindo, enquanto Dean clama para que o anjo lute contra o que o domina e volta a ser o Cass de sempre. Fica-se num momento angustiante, no qual, por milésimos de segundos, até de pode pensar que o desfecho virá a ser lamentável conforme as cenas iniciais, e aí, também como de praxe em SPN - e é uma das coisas que mais amo nesta série - os laços de amizade prevalecem. E, fazendo uma escolha,  Castiel consegue se libertar do domínio da perversa Naomi, além de se desculpar com Dean.

Além disso, ele jura proteger a tábua - acreditem se quiser, inclusive do Dean, aí tem.... - e some. Meg, surpreende mais uma vez, ajudando Sam e enfrentando Crowley sozinha. A demon até consegue ferir Crowley, porém, acaba levando a pior e, ao que parece, de vez. Ao final, temos um diálogo emocionante entre os irmãos, no qual Dean dá um ultimato ao irmão afirmando não admitir mais mentiras, da parte de ninguém. E vemos Cass com a tábua, viajando rumo a destino incerto. Goodbye Stranger acrescentou mais informações à trama central, além de nos dar um ótimo enredo tenso, dramático e emocionante. Sem dúvida, já entra na lista dos tops da temporada. E que venham mais!

Curtiram? Comentários? Críticas? Sugestões?


  • P.S: Megstiel? Hehe, ótimo apelido dado por Dean e, não é que a demon tinha mesmo uma quedinha pelo Cass? Mas, convenhamos, por aquele anjinho sexy e fofo, quem não tem?;
  • KKK, Dean deliciando-se com o primeiro exemplar de uma revista de sacanagem... Tão Dean... E não tem preço...;
  • Crowley e Naomi têm um passado.... Ficou apenas subentendido, mas será que ainda vai ser esclarecido?
  • O que foi aquilo, Dean dizendo que Cass é da família? Os fãs piram, eu mais ainda,  ameiiiiiiiiii.... Hiper-mega- emocionante e, olha que nem tô sendo exagerada, imagina....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo a Constituição Federal de 1988, Art. 5°, inciso IV: É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.
Por Favor, visitante, seu comentário será muito bem vindo! Contudo, este blog não aceita comentários anônimos!