10 março 2013

The Mentalist / Red Lacquer Nail Polish

Review: S05E15


Gostei do episódio Red Lacquer Nail Polish, foi um filler dos bons. Tudo começou quando Jane e Lisbon foram investigar um casarão isolado e com "ares" de mal assombrado...
Ok, não foi dessa vez que The Mentalist "flertou" com o sobrenatural, mas foi interessante ver um caso da semana que parecia apenas mais um de ambição e intrigas, porém acaba nem sendo o que parece.
Além disso, temos o breve retorno de Brad Patridge um convencido legista que demonstra um certo interesse mórbido em comentar tipos de mortes e é desafeto de Jane. Para alguns fãs inclusive, já foi um candidato suspeito de ser Red John.

Tratava-se da morte de Elise Vogelsong, uma senhora com histórico de vida triste e repleto de contratempos. Ela tinha uma fundação que auxiliava ex-combatentes de Guerra e ao que tudo indica, parentes próximos eram contra a tal fundação. Elise brigava na justiça com o sobrinho Curtis, um querendo manter e outro encerrar as atividades da fundação, e além da família, chegou-se a suspeitar do médico o qual exagerava em suas receitas para Elise, e de uma jovem e bela moça cuja diversão era fazer um passeio num veleiro ao lado da milionária, cujo valor consistia em uma grana alta.

Como num jogo de detetive, seguindo-se as evidências, tudo leva a crer que o responsável é Curtis, movido por ganância e receio de perder a briga na justiça, contudo o instinto de Jane, ou se preferirem sua inigualável capacidade de dedução, fazem-no crer que algo está errado e ainda não se chegou ao desfecho do caso. Interessante comentar, que o fato de Elise ter gosto por enredos policiais permitiu inferir tal conclusão. Aqui, Patrick Jane corre contra o tempo para provar estar certo. Antes que me esqueça, destaco o alívio cômico, mais uma vez, a cargo da implicância entre os agentes Cho e Rigsby e, com o segundo todo atrapalhado na tentativa de encontrar um novo amor mediante sites de relacionamentos.

Tendo descoberto que a "vítima" era na verdade uma espécie de lobo em pele de cordeiro e que incluso, estaria para perder o processo na justiça, por golpes e fraudes, Jane pede a Lisbon para levar as cinzas à moça do veleiro e assim, com seu habitual jeito cínico e de quem nem está nem aí, ele acaba revelando a surpresa do episódio: Elise estava viva e a viagem para espalhar suas supostas cinzas, era na verdade uma fuga com uma grande quantia em dinheiro. A sagaz idosa, forjara a própria morte, assim como as provas incriminadores contra o sobrinho. Como bem disse Jane ao tirar sarro de Lisbon, conclusão um pouco óbvia, considerando-se uma aficionada por suspenses e romances policiais. Obviamente, a colega e chefe detestou o gracejo, mas agora terá de  se preocupar com a obsessão do mentalista na sua caça Red John.

E segurem a ansiedade, no próximo, mais um desenrolar da batalha Jane X Red John.

E aí curtiram? Comentários? Sugestões?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo a Constituição Federal de 1988, Art. 5°, inciso IV: É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.
Por Favor, visitante, seu comentário será muito bem vindo! Contudo, este blog não aceita comentários anônimos!