17 maio 2013

Supernatural / Sacrifice [Season Finale]

Review: S08E23 - Season Finale

Surpreendente! Emocionante! Sensacional!Jeremy Carver, thanks, por nos devolver de forma tão brilhante o que SPN tem de melhor. Os laços de família, perdão e  o mais importante: Dean e Sam, confirmando que são tudo um para o outro. E da brilhante atuação de Mark Sheppard, de um Crowley cruel e sarcástico a um demonstrando um quê de humanidade.

Ah, desde já, destaco dois palpites acertados: que Abaddon iria se confrontar com Crowley, reivindicando o controle do poder, e Metatron como mais um dos cretinos anjos mostrados em SPN, nada confiável, manipulador e almejando tão somente vingança. E talvez só o título do episódio gere um certo estranhamento, posto que acabou não havendo sacrifício….

Ao habitual som de “Carry on, my wayward son…” o episódio já começa nos propiciando tensão, ao vermos a xerife Jody caindo na lábia de Crowley, bancando o sedutor. O vilão mais amado, tá levando extremamente a sério, seus planos para matar as pessoas salvas pelos brothers Winchester e conseguir por as mãos na tábua e impedir a conclusão dos testes. Ele só não contava com a astúcia dos protagonistas.

Ótimo ver Dean e Sam fingindo a rendição, só para algemar Crowley -com uma algema contendo a devil’s trep – e a cara de paspalho dele ao descobrir que seria a tarefa, do terceiro teste. De outro lado, Metatron continua seu teatrinho de anjo preocupado em recuperar o antigo sistema do céu, e diz a Castiel que deve roubar o arco de um anjo cupido. E quem também dá as caras, é Naomi, responsável por uma reviravolta. Ela descobre o paradeiro de Cass, mas ao que parece, seu interesse está em lobotomizar e extrair os mais secretos pensamentos de Metatron.

Iludido e em busca de redenção, Cass pede auxílio a Dean, que a priori exita em deixar Sammy sozinho, porém acaba indo ajudar ao nosso querido anjinho. Colocando em práticas os ensinamentos de padre Thompson, Sam começa seu “martírio” na árdua tarefa de curar um demon. Kevin Tran, também reaparece, só para constatar que, uma vez profeta, sempre profeta, não importa o quanto tente fugir disso. Só que agora ele tem de traduzir a tábua dos anjos.

Crowley, o qual com certeza jamais entregaria o jogo assim tão fácil…. morde Sam e usa o sangue para pedir socorro. Mas quem aparece é Abaddon, cuja intenção é reivindicar o “reino” do mal – por assim dizer – e neutraliza Sam e dá muitos sopapos no aprisionado. Contudo, munido das valiosas informações dos Homens das Letras – dedução minha, rs – Sam retorna, mandando o cavaleiro do inferno passear… e retoma seus planos para com Crowley. Cabe destacar aqui, o show da atuação deste, quando o demon começa a dar demonstrações de estar mudando…. Ele questionando como buscar perdão e chorando porque só queria ser amado…. Show de bola!

E Cass coitado, mais uma vez usado e enganado. E quem diria que logo a cretina da Naomi tentaria alertá-lo? Ela alega que Metatron mentira, que os supostos testes ditos a Cass, na verdade eram feitiços, para banir todos os anjos do céu e jogá-los na Terra. E que jamais tivera a intenção de que os Winchester falhassem em fechar os portões do inferno. Mais ainda, revela a Dean que o último teste de Sam, na verdade é um sacrifício e se ele o completar, resultará em sua morte.

Acontece que as primeiras linhas traduzidas por Kevin, já haviam confirmado que Metatron não era confiável. E, talvez, também por sua astúcia e sagacidade, Dean percebera que deveria dar algum crédito a Naomi; exigindo que Castiel o levasse até Sam. Assim Cass o fez, porém decidido a seguir em frente com seu plano, teve de ver com os próprios olhos, a morte de Naomi, para entender o real significado de tudo aquilo…. Além de ser pego desprevenido e ter sua graça roubada, literalmente.

Daí, tem-se um dos momentos mais marcantes e emocionantes da season finale. Quando Dean surge de supetão e implora ao irmão que não complete o teste. Mas Sam diz que ao se confessar – ato exigido ao início de sua tarefa – dissera que seu maior pecado foi todas as vezes em que teria decepcionado o irmão e que talvez Dean ficasse melhor sem ele. No entanto,  Dean abre o jogo e confessa que ele sempre fará tudo pelo irmão, ainda que isso implique não fechar as portas do inferno, caos, apocalipse e afins….

Porque sempre, a escolha vai ser pela família, para que trabalhem e convivam juntos, enfrentando tudo e a todos… Ainda mais agora, munidos de tamanha informação e poder – cortesia dos Homens das Letras – e que, juntos, darão um jeito de enfrentar os efeitos colaterais que abatem o caçula dos Winchester. Porém, quando estão saindo do local sagrado, uma “chuva” de anjos começa a cair. Um Cass desnorteado volta a terra e olha o espetáculo, estarrecido…Enquanto Dean se divide entre a preocupação com o que observa e ajudar ao irmão que não está se sentindo muito bem.

Ok, acabou não se tendo sacrifício, e a tábua com a “receita” para fechar de vez os portões do inferno, acabou sendo inócua; mas e daí? Primeiro, que sério? Algum hunter chegou a acreditar que seria mesmo fechado? Talvez se fosse series finale… E outra, SPN conseguiu o que já faz um tempo, andava em falta, deixar perguntas e hipóteses a mil, para a próxima temporada. Que ocorrerá a Crowley? A “cura” não foi até ao fim, mas ele já demonstrou estar mudando…Seria ele, agora, um semi-humano? Quando Abaddon retornará? E os anjos caídos? Sabe-se que nesta série, tais seres não costumam ser tão angelicais quanto se esperaria, mas que aprontarão? Que os Winchesters enfrentarão pelo caminho? E o que será de Cass?

Mais uma vez, parabéns, Jeremy Carver. Desfecho memorável e fantástico para a temporada. Que sejas abençoado de forma a fazer uma season 9, fantástica e digna do que SPN tem de melhor. No mais, até outubro hunters!

E vocês curtiram? Comentários? Críticas? Sugestões?

P.S: Que bom que acabou não ocorrendo nenhum sacrifício… Senão, que seria? Sam morre e mais uma vez um pacto ou algo sobrenatural justificaria sua volta?

P.S (2): Muito feliz em saber que Cass será personagem regular na próxima temporada. Digam o que quiserem, ele foi ótimo acréscimo a série e não necessariamente por tornar-se regular estará entre os Winchester…




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo a Constituição Federal de 1988, Art. 5°, inciso IV: É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.
Por Favor, visitante, seu comentário será muito bem vindo! Contudo, este blog não aceita comentários anônimos!