30 março 2013

The Mentalist / Behind the Red Curtain

Review: S05E18

Já de início, numa cena que lembra muito o clima de glamour da festividade do Oscar e os olhos atentos – da imprensa e da multidão -no tapete vermelho, temos o fato impactante de um corpo em queda livre o qual atinge em cheio um carro e por um triz, não acarreta na morte do motorista. Aparentemente, mais um episódio de mero caso da semana, porém teve-se avanços no que diz respeito à trama central.

A vítima é Sharon Warwick e pertencia ao elenco da peça Torch, uma história sobre vidas e amores cruzados. Naturalmente, num clima de intrigas e competição se dá a lista de suspeitos e o ponto de partida para a investigação. Contudo, Jane está mais preocupado em descobrir mais pistas acerca de Red John, interrogando Lenon – o cara que Lorelei Martins matara, antes de morrer – assim que ele acordasse do coma. Tarefa cujo desempenho será difícil considerando-se que Bob Kirkland anda rodando a área.

Logo que chega ao local do crime, Jane irrita o diretor teatral utilizando seus “dons” para apenas a partir de como os atores dançam, traçar seus perfis e estabelecer a probabilidade de que sejam culpados. Com suas artimanhas, descobre colegas invejosas de elenco e um suposto clima de animosidade entre a vítima e a atriz protagonista da peça, todavía, nada ainda que levasse ao real culpado. Além disso, a protagonista, era na verdade a mãe biológica de Sharon, e seu comportamento esquisito devia-se aos sintomas iniciais de esclerose múltipla.

Temos a agente Van Pelt de volta e o trabalho convencional de investigação da equipe do CBI levando ao complicado namorado da vítima como provável suspeito. Porém no fim das contas, como de praxe, Jane mata a peça que falta do quebra cabeças e prepara de suas armadilhas de forma a que o culpado se entregue. Só que desta vez, ressurge JJ La Roche, que, devendo-lhe um favor, aceita se passar por um investidor chamado Hanover.

Acontece que Dodge e o diretor da peça mal pareciam cientes de que ocorrera um crime e só se importavam com a reação dos investidores e, em especial, desse tal de Hanover. Ao juntar as pontas soltas, o mentalista descobre que tal investidor não existe, tratando-se apenas de uma invenção de Dodge. Junto a La Roche, ele arma um esquema para desmascará-lo perante os demais membros do elenco e assim, Lisbon o leva preso.

Sem perder tempo, Jane é informado por uma enfermeira – que ele convenceu a ajudá-lo – de que Lennon saira do coma e corre ao hospital no intuito de conseguir interrogá-lo. Porém, Bob Kirkland, o nada confiável agente da segurança Nacional que diversas vezes demonstrou-se uma pedra no sapato da equipe do CBI, revelando o que muitos fãs já suspeitavam, garante, primeiro, que Lennon não sabe exatamente quem ele é o mata. Na cena final, num ato inegável de cinismo, ele revela ao mentalista que o paciente morrera devido ao coração ter falhado e dá uns tapinhas nos ombros do consultor. Logicamente, Jane fica com uma pulga atrás da orelha, além de ficar um mistério no ar.

Espera-se que se dê novo rumo e gás na caçada ao Red John, com Jane e Lisbon indo atrás de Kirkland e daquela lista feita pelo mentalista que, ainda falta ser abordada. Até lá, só nos resta esperar os próximos episódios. E vocês curtiram?

Comentários? Críticas? Sugestões?

P.S: Amei Jane traçando o perfil dos dançarinos e revelando os casos do diretor para irritá-lo, KKK, fazia falta esse lado a la Sherlock Holmes do Jane;
Ri demais com o atrapalhado do Risgby tentando apartar a briga das dançarinas, indiretamente provocada pelo Jane, que p/ variar, saiu pela tangente;
Sei não, mas Kirkland está como forte candidato a Red John não? Que acham?

2 comentários:

  1. Eu adorei o episódio de The Mentalist. E a minha desconfiança em relação ao agente Kirkland está se confirmando. Quando ele apareceu na série, pensei é Red John, mas depois comecei a acreditar que ele é amigo de Red. E veja só o que ele fez no episódio! Coitado de Jane!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eu já acho que ele seja mesmo o próprio Red John, quer disfarce melhor do que fingir ser um dos discípulos, eqto na verdade é o mestre?
      Coitado mesmo do Jane, mas a pergunta que nao quer calar, só será mesmo respondida, creio eu, no último episódio, da última temporada....para o bem ou para o mal...

      Excluir

Segundo a Constituição Federal de 1988, Art. 5°, inciso IV: É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.
Por Favor, visitante, seu comentário será muito bem vindo! Contudo, este blog não aceita comentários anônimos!