08 maio 2013

The Mentalist / Red John's Rules ( Season Finale)

Review: S05E22/ Season Finale

Como já era de se esperar, a season finale de The Mentalist foi sensacional! Red John ataca novamente e de forma astuta, inteligente e um tanto quanto sádica. Esgotado, após uma semana sem dormir, Jane se depara com mais uma vítima do misterioso serial, para descobrir no decorrer da investigação, que o caso é uma quebra-cabeça que o leva a pessoas e a lugares marcantes em sua trajetória. Como se fosse o caso de haver se penetrado em sua mente.

Aparentemente uma desconhecida, e da qual teria sido levado um bebê, Jane descobre um telefone escrito na parede que os conduz – ele e Lisbon – a um serviço de proteção a crianças em Carson Springs, local em que ele também teria ficado, uns tempos, quando criança. Chegando lá, a srta Gottlieb informa que a vítima seria Eileen Turner  e a bebê desaparecida seria Caitlyn. E em seguida, indica que investiguem o pai da criança, Roddy Turner.

Acontece que o endereço de Roddy é em Stoney Ridge, local aonde costumam se fixar os circos e, desta forma, mais uma ligação com o passado de Jane. Aqui, Lisbon fica ligeiramente cabreira, mas acredita se tratar de coincidência, enquanto o mentalista, via semblante, demonstra estar apreensivo. Além disso, ele se recusa a contar para a parceira e amiga, os nomes contidos na sua lista de 7 prováveis suspeitos de serem Red John.

Jane e Lisbon reencontram Pete e Sam – um casal já mostrado em outro episódio – os quais se recusam a dar informações sobre Roddy. A investigação avança e mais ligação com o passado do consultor surge à tona. A vítima, não era totalmente desconhecida de Patrick, teria convivido com ele, junto ao pessoal do circo, além de ser – apesar da ausência de intimidade – uma de suas memórias felizes de infância. Daí a frase supracitada, dita logo ao descobrir de quem se tratava a vítima.

Por outro lado, Eileen era filha de Sean Barlow, um cara anteriormente muito amigo do pai de Jane e que depois tornara-se seu desafeto. Quando Pete finalmente diz o que sabe ao mentalista, revela o jeito cínico e maldoso de Sean, levando a crer que ele poderia ser o culpado pelo assassinato, uma vez que brigara com a filha e a deserdara, contrariado com o casamento dela com Roddy.

A cena em que ele aparece vale destacar, com o mesmo papo furado de supostos dons verídicos de vidência, ele faz duas afirmações constrangedoras, uma é que Lisbon seria apaixonada por Patrick; a outra, é de que o mentalista sempre irá perder para seu inimigo Red John, que de alguma forma – talvez ele também tenha o dom da vidência, chega a dizer – sempre sabe o que lhe passa na mente, além de estar um passo a frente. Cabe destacar que Pete chega a insinuar que Sean seria ótimo candidato a RJ.

Com toda a ligação que se vem mostrando com sua história, com o fato da vítima escolhida equivaler à morte de uma lembrança feliz do mentalista, ele demonstra um certo pesar e esgotamento, mas nada que o impeça de usar suas artimanhas de praxe, de modo a levar o responsável pelo crime a se revelar. Neste caso, a srta Gottlieb, cuja motivação – creio eu que ninguém suspeitou – era se apoderar do bebê.

Respondendo a Lisbon o porquê de não haver pensado em adoção, não demonstrou um pingo de remorso pela morte horrenda da mãe da criança e como se nada demais tivesse acontecido, disse ter tido a oportunidade de fazer um favor a Red John. Gostaria de entender, como se dá a manipulação, a lavagem cerebral, ou chamem como quiser, que ele faz com seus seguidores, de modo que os mesmos falem de assassinatos e rastros de sangue, como se nada demais fosse.

No entanto, o momento clímax, a tensão é quando Gottlieb entrega um cd a Jane, segundo ela, atendendo a pedido de RJ. Com o semblante num misto de pesar e frustração, Jane mostra a Lisbon, sua fiel amiga e parceira, um video de Lorelei lendo uma sinistra mensagem de Red John. Ele, mais uma vez como quem tivesse penetrado a mente de Jane, já sabia há muito da lista do consultor. Chega até a provocá-lo, afirmando que ele se acharia esperto, mas na verdade não o era, porque apenas havia encontrado pistas. Completa: “Vou mostrar o que é esperteza, vou matar uma memória feliz que você nunca contou para ninguém. E quando você investigar vou guiá-lo diretamente para este vídeo”

Em seguida, citou todos os 7 nomes, e avisou que a moça morta que seria apenas um começo. De acordo com sua mente sádica, Jane havia mudado as regras, e então ele também o faria. A partir de agora, a caça a ele tem de ser intensificada, porque vai seguir matando, sempre alguém que tenha ligação com o mentalista, ou que a ele seja importante, e só Jane o capturando, o faria parar. O embate está lançado. Agora, será tudo ou nada: Patrick Jane X Red John; e a “sorte” está lançada!

Ótimo gancho para a próxima temporada. Especialmente se for a última e se tal embate for bem explorado e desenvolvido de forma que a série feche com chave de ouro. Aos curiosos de plantão, segue abaixo a lista dos 7 suspeitos:

  1. Bret Stiles;
  2. Gale Bertram;
  3. Raymond Haffner;
  4. Reede Smith;
  5. Bob Kirkland;
  6. Xerife Thomas McAllister;
  7. Brett Partridge


P.S: Lamento frustrar alguns mas…. Não, não se revelou ainda quem seja Red John. Precisa? Conforme vi num bem expresso comentário: Perderia até a graça, o cara já manda “bem” sem dar as caras. E retiro o que disse, RJ agora é que deixou o Joe de The Following no chinelo!

P.S: (2): Antes que possam pensar qualquer asneira a respeito do Jane, também repito: Jane é como o Sherlock Holmes do século XXI. E assim como ele está p/ Holmes, RJ está para professor Moriarty! Quem conhece e leu a obra de Doyle sabe muito bem, que Moriarty pode ter ficado muitas vezes passos a frente de Holmes, mas no fim, Holmes é quem venceu e acabou com suas maldades. Acredito, o mesmo irá ocorrer em The Mentalist!





2 comentários:

Segundo a Constituição Federal de 1988, Art. 5°, inciso IV: É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.
Por Favor, visitante, seu comentário será muito bem vindo! Contudo, este blog não aceita comentários anônimos!