02 maio 2013

The Mentalist / Red and Itchy


Review: S05E21

Alguém aí sentiu falta do enredo caça a Red John? Red and Itchy veio para provar o quanto um episódio da série pode ser fodástico, sem precisar sempre focar – somente – no mistério de quem seria o famoso serial killer. E de quebra, ainda finalizou com chave de ouro, duas pontas soltas. O misterioso segredo de JJ LaRoche e a punição para a relações públicas e traíra, Brenda Shettrick.

Aqui a pergunta que não quer calar é: O que há no bendito Tupperware roubado do cofre de LaRoche que tanto o atormenta e lhe tira o sossego? Até os planos do mentalista para se focar em suas pistas acerca do lendário serial são frustrados quando ele é chamado, melhor dizendo, exigido na investigação do roubo do item de suma importância.

Relembrando, por conta desse segredo, ou na verdade, medo de que tal fosse revelado, LaRoche andou fazendo alguns favores impróprios a Jane ainda que, tudo não passasse de mero blefe do consultor do CBI, cuja habilidade lhe permitira detectar o ponto fraco do outro. E, mais uma vez, temendo ser descoberto, ele implora a Patrick que recobre seu item precioso, antes que a todos seja revelado.

Na invasão a casa de LaRoche,  Will ,um dos ladrões, acaba sendo morto; porém Jane estranha o fato dele sofrer de grave crise de artrite. Com sua expertise, ele leva Lisbon à captura da esposa do falecido, a qual havia sido sua aluna – nas habilidades exigidas a um hábil chaveiro – e que revela ter apenas recebido a ordem de alguém particularmente interessado em prejudicar o JJ. Tudo porque ele andava investigando alguns membros da equipe do CBI, suspeitos de agir como informante,  tendo atrapalhado várias vezes a captura e prisão dos criminosos por parte da força-tarefa; e, dentre eles, um traficante famoso e muito procurado chamado Miguel Leyva.

O roubo do tupperware seria a melhor forma de chantagear LaRoche de forma a forçá-lo a abandonar sua investigação interna. Bem, em meio aos agentes apostando sobre qual seria o misterioso conteúdo do “valioso” recipiente, Jane vai ligando os pontos e convencendo Lisbon de que tudo está relacionado à investigação de LaRoche e seja quem for o informante que atrapalha o trabalho do CBI.

Van Pelt e Risgby pesquisam sobre o passado de LaRoche e descobrem sobre Scott Sayney, um criminoso cuja culpa é ter estuprado e espancado a mãe do agente. Logo, Sayney passa a ser suspeito de ter arquitetado o roubo. Mas ele não é encontrado para dizer seu lado da história. Enquanto isso, a rp Brenda, diz a Lisbon que Bertram a mandara fazer um pronunciamento à Imprensa, de modo que a imagem do CBI não ficasse maculada.

Na hora da entrevista, a moça se irrita quando o jornalista desvia o assunto do caso do roubo à casa de LaRoche e ousa perguntar acerca das forças-tarefas mal sucedidas e, em especial, da que não teve êxito em prender o traficante Leyva. Às pressas, a rp acaba com o show. Quando o agente Cho descobre um jornal com uma matéria sobre Will Persons – o chaveiro morto no roubo – Jane percebe algo, que a um olhar mais desatento pareceria despercebido, e revela que a informante procurada por LaRoche, trata-se de Brenda.

Lisbon a priori, parece contrariada, mas acaba aceitando participar de mais uma das artimanhas do consultor e, desta vez, diga-se de passagem, uma das mais bem boladas. Pegando a rp quase pelo colarinho, avisam-na que uma força-tarefa para captura do traficante Leyva será televisionada. Protestando, mas arrastada, Brenda vai acompanhando a equipe, preocupada em como avisar ao bandido de forma que ele se proteja.

O que a traíra nem sequer imaginava, era que estaria sendo conduzida ao seu desmascaramento. Enquanto uma equipe a la Swat, comandada pelo Cho finge invadir um casarão de modo a efetuar uma prisão no flagra, ela corre para a van no intuito de alertar o traficante, sem nem desconfiar esta sendo filmada. Traíra revelada, ela acaba escutando seu perfil psicológico de ambiciosa desmedida por parte do mentalista e, este, em seguida, põe as mãos no Tupperware antes que Risgby e Cho possam bisbilhotar.

O pobre LaRoche, no fundo, era alguém solitário que só queria um amigo. Mas pasmem, de pacato não tem nada. Além de seu jeito deveras esquisito, pode ser assustador. OBS: Para quem ainda não viu o episódio, avisa-se, vem spoiler na área. O misterioso conteúdo no recipiente valioso de LaRoche é a língua, isto mesmo, a língua de Scotty Saynay, fruto de uma espécie de “olho por olho, dente por dente” do agente em vingança ao que mãe passara. Apesar de que nesse caso, faria mais sentido, o conteúdo do recipiente ser idêntico ao da caixa da viúva Perpétua da novela Tieta, né não?

Porém tal conteúdo só é realmente revelado nas cenas finais em que Lisbon encontra o paradeiro de Saynay e ouve da mãe dele que antes  de ser preso, invadiram sua casa e fizeram tal brutalidade com seu filho. Apesar de tudo, tem-se a impressão que o rapaz está a murmurar JJ LaRoche. E Jane? Avisa a Lisbon que precisa de um tempo sem interrupções para se focar na sua caça à Red John. Vem aí, a lista dos suspeitos de Jane. Quais serão os nomes?

Haja ansiedade para os próximos episódios…

E vocês que acharam? Comentários? Críticas e/ou Sugestões?

2 comentários:

  1. Olá, Lilly! Estou curiosa sobre os nomes da lista de Jane. E aviso que divulguei o seu blog na minha página de The Mentalist no facebook. Eu tenho uma página e ajudo uma amiga de Portugal que tem outra página de The Mentalist. Ah! E tenho grupos também. Se eu gosto de um blog ou texto divulgo sem precisar a pessoa pedir pra mim. Bom Fim de Semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o elogio. Thanks por divulgar meu blog. Tb quero saber os nomes na lista de Jane. Mas ainda acho que Kirkland é um forte candidato a Red John. hehehehe

      Excluir

Segundo a Constituição Federal de 1988, Art. 5°, inciso IV: É livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO o anonimato.
Por Favor, visitante, seu comentário será muito bem vindo! Contudo, este blog não aceita comentários anônimos!